Normas técnicas e BIM serão tema de encontro sobre a modelagem da informação da construção

Evento promovido pelo Sinaenco está agendado para 4 de setembro. Inscrições gratuitas.

Dentro da série de encontros Precisamos falar sobre BIM, o Sinaenco recebe o arquiteto João Gaspar, diretor do TI Lab e secretário da Comissão de Estudos Especiais (CCE- 134) da ABNT, grupo responsável pela criação, edição e publicação das normas ABNT ISO NBR 15965 Sistema de classificação da informação da construção – partes 1 a 7.

O evento será no próximo dia 4 de setembro, em São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui

O histórico e a estrutura da NBR 15965, os conteúdos de suas tabelas e exemplos práticos de utilização serão alguns dos assuntos explorados no evento.

Joao_Gaspar5

Segundo João Gaspar, o entendimento sobre a NBR 15965 é parte da transição dos sistemas tradicionais para os processos executados com base na metodologia BIM. Ele esclarece: “Em BIM, o produto final continua o mesmo, ou seja, projeto, espaço construído. Mas a logística de entrega, os ritmos de pagamentos mudam complementarmente. E as tabelas da Norma são assistentes para trabalhar sob esse novo paradigma”.

Das sete partes da NBR 15965, foram publicadas até o momento: parte 1 – Classificação e Terminologia; parte 2 – Características dos Objetos da Construção; parte 3 – Processos da Construção; e a parte 7 – Informação da Construção. As demais estão em desenvolvimento pelos membros da CEE-134, que trabalham de forma colaborativa e voluntária. Quando finalizada, a norma terá 13 tabelas, abrangendo itens da indústria da construção civil (edificações e infraestrutura) e de setores como mineração e óleo e gás.

Entre as atuais prioridades da CEE-134, adianta João Gaspar, estão a finalização das tabelas 2C – Componentes e a 3R – Resultados, necessárias para concluir as partes 4 (Funções, Equipamentos e Componentes) e 5 (Elementos e Resultados da Construção) da Norma. “São tabelas complexas, com inúmeros termos em inglês, para traduzir e revisar”.

Palestra - Normas técnicas sobre BIM no Brasil

Data: 4 de setembro, terça-feira
Horário: 16h30
Local: auditório do Sinaenco – Rua Marquês de Itu, 70, 3º andar -República

INSCREVA-SE

PROGRAMAÇÃO
16h30 – Abertura (Eduardo S. Nardelli, VP de Arquitetura do Sinaenco/SP)

16h45 – Normas BIM no Brasil (João Gaspar)
Origem e estrutura da CEE-134;
A ABNT NBR 15965, primeira norma técnica BIM brasileira;
Conteúdo das tabelas da ABNT NBR 15965;
Exemplos práticos de utilização da ABNT NBR 15965.
18h30 – Encerramento