Seminário em Brasília aborda contratação integrada e pregão

Evento reuniu cerca de 200 empresários, auditores, gestores públicos e profissionais de direito e engenharia civil, interessados em melhorar processos de controle e destravar empreendimentos.

O Tribunal de Contas da União (TCU) e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), com apoio Sinaenco, realizaram na quinta-feira (27/06), na sede do TCU, em Brasília, um amplo debate dentro do ciclo ‘Diálogos Infra TCU’ sobre o tema ‘Pregão e Contratação Integrada’. O evento reuniu cerca de 200 empresários, auditores, gestores públicos e profissionais de direito e engenharia civil, interessados em melhorar processos de controle e destravar empreendimentos.

O presidente do TCU, ministro José Múcio Monteiro, afirmou que muitos brasileiros têm pagado o preço do baixo volume de investimentos em infraestrutura no Brasil e lembrou que, das 14 mil obras públicas paralisadas identificadas no país pelo TCU, apenas 3,7% delas estão sem andamento devido a processos movidos por tribunais de contas, estando entre as causas mais recorrentes deficiências em projeto ou licenças ambientais.

Para dar mais celeridade à análise de seus processos, o TCU agregou mais 100 auditores ao seu setor de infraestrutura. Ele defendeu um diálogo institucional cada dia mais amplo e sólido para que os setores da engenharia, da construção e da iniciativa privada ajudem os órgãos de controle a buscar melhores caminhos. “Precisamos ser coadjuvantes de uma boa solução em vez de atores principais do caos e da inércia do investimento no Brasil”, afirmou o ministro Monteiro, na abertura do encontro.

O encontro contou com as apresentações do presidente do Confea Joel Krüger, do coordenador-geral de Controle Externo de Infraestrutura do TCU, Nicola Espinheira Khoury, do  professor e advogado Henrique Savonittie e do secretário de Fiscalização de Infraestrutura Rodoviária e de Aviação do TCU,  Luiz Fernando Ururahy de Souza.

Além do Sinaenco a agenda contou com apoio e participação de representantes de entidades do setor de engenharia, como Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Associação Nacional das Empresas de Engenharia Consultiva de Infraestrutura de Transporte (Anetrans), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (Aneor) e Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE).

Confira a apresentação dos palestrantes:

Luiz Fernando Ururahy 

Nicola Khoury – TCU

Joel krüger – CONFEA

Henrique Savonitti – TCU