Confira a programação e os conferencistas do 2º Seminário Internacional sobre a Modelagem da Informação da Construção

O 2º Seminário Internacional A ERA BIM reunirá grandes especialistas do Brasil e do mundo para falar sobre os desafios relacionados à adoção do BIM, a maior revolução tecnológica da arquitetura e da engenharia nas décadas recentes. O evento, de promoção do Sinaenco, será realizado no dia 22 de agosto, no Teatro Itália, em São […]

O 2º Seminário Internacional A ERA BIM reunirá grandes especialistas do Brasil e do mundo para falar sobre os desafios relacionados à adoção do BIM, a maior revolução tecnológica da arquitetura e da engenharia nas décadas recentes. O evento, de promoção do Sinaenco, será realizado no dia 22 de agosto, no Teatro Itália, em São Paulo (SP).

Nessa edição, ganham destaque temas como bibliotecas de objetos, normalização, padronização no mercado de softwares, indústria 4.0 e gestão de facilities. A adoção do BIM por clientes da área pública será discutida em palestra do israelense Rafael Sacks (co-autor do Handbook BIM) e em apresentações de cases de empreendimentos de infraestrutura utilizando a modelagem da informação da construção.

O 2º Seminário Internacional conta com o patrocínio da Autodesk, da Dassault Systemes e da Saint-Gobain.

Confira a programação completa e os conferencistas confirmados para o evento.

PAINEL 1 – INDÚSTRIA 4.0 E GESTÃO DE FACILITIES

Hugo Mulder (Consultor em BIM/Holanda)

Projetista, engenheiro, pesquisador, Mulder acumula passagens pela Arup e pela Universidade de Tecnologia da Informação de Copenhagen. Tem experiência reconhecida como engenheiro de design, coordenador de design e gerente de projetos de empreendimentos únicos e complexos.

José Carlos Lino (Universidade do Minho/Portugal)

Projetista e coordenador de Engenharias na Newton-Consultores de Engenharia; consultor BIM na BIMMS – Management Solutions; professor convidado e investigador BIM na Universidade do Minho. Diretor Acadêmico e professor do Master BIM Manager em Língua Portuguesa para NossoBIM e Zigurat.

João Vicente Ferreira (Dassault Systèmes)

Formado em Informática industrial pelo SENAI-JICA, Sistemas da Informação pela Universidade Paulista, pós-graduado em Gestão estratégica de projetos pela Fundação Armando Alvares Penteado e concluindo o MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Atua há mais de 20 anos com sistemas de automação de projetos para diversas indústrias internacionalmente. Atualmente é Desenvolvedor de Negócios para indústrias de diversificação na Dassault Systèmes pela América Latina.

Ricardo Codinhoto (Universidade de Bath/UK)

Arquiteto e Urbanista pela UEL, com Mestrado em Projeto Integrado pela UFRGS e PhD em Teoria do Design Baseado em Evidências pela Universidade de Salford (UK). Possui mais de 80 publicações, incluindo artigos de revistas e conferências e capítulos de livros. É editor do livro Modern Building Design, que será lançado em 2019. Sua pesquisa relacionada ao BIM e Projetos baseado em evidências é reconhecida internacionalmente. No Brasil, ele está trabalhando no desenvolvimento de projetos de pesquisa colaborativa com a USP, Unicamp, UEL, UFRGS e Unisinos. No Reino Unido, investiga a implementação do BIM em grandes complexos de edifícios como hospitais e universidades, desde o início do projeto até a operação e demolição.

PAINEL 2 – NORMAS E ESTRATÉGIA BIM-BR 

 Adriana Arruda Pessoa (Ministério da Economia)

Auditora Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, atua como coordenadora da Coordenação-Geral de Economia Digital e Produtividade Industrial na Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia.

Rogério Moreira (Senai-SP)

Especialista em gestão, coordenação e desenvolvimento de projetos de inovação, desde a concepção e modelagem de novos negócios e projetos até a gestão e coordenação do desenvolvimento de projetos de processos, produtos e serviços inovadores. Atualmente é responsável pela supervisão do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil do Senai-SP, a coordenação institucional da REDE BIM SENAI e a coordenação da Comissão de Estudos Especiais da ABNT para Modelagem das Informações da Construção – BIM [ABNT/CEE-134]. É pós-graduado em Gestão de Processos Agroindustriais com ênfase em Bioenergia (UniUDOP/UniSalesiano), certificado em Gestão de Projetos (PMBOK/FGV) e graduado em Tecnologia de Projetos (FATEC-SP). 

PAINEL 3 – CASES BIM EM INFRAESTRUTURA

Cel. Alexandre Fitzner do Nascimento (Exército Brasileiro)

Oficial do Exército Brasileiro desde 1989, ano que se graduou no curso de intendência na AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras (Resende-RJ). Graduado em engenharia elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia e mestre em Sistema e Computação – Sistemas Robóticos pela mesma instituição. Desempenhou funções ligadas a gestão patrimonial, gestão imobiliária – real estate, planejamento estratégico, programação orçamentária, gestão financeira, execução, fiscalização, acompanhamento e controle de obras de construção e manutenção nas edificações militares. Foi responsável pela tecnologia da informação e comunicação da DOM – Diretoria de Obras Militares – DEC/EB, gerente do projeto OPUS – Sistema Unificado do Processo de Obras, sistema BIM (Building Information Modeling) para gestão do ciclo de vida de toda infraestrutura física e de facilities do Exército Brasileiro. Atualmente integra a equipe fundadora da CLOUD4PROJECT, colaborando como adivisor em tecnologias e no desenvolvimento de políticas e ações voltadas ao uso de modelos inteligentes de gestão para governança pública e privada no Brasil.

Antonio Ivo Mainardi (Metrô-SP)

Arquiteto e Urbanista formado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Mestre em Inovação na Construção pela Escola Politécnica da USP. Professor na graduação da Escola de Engenharia do Mackenzie e em especializações sobre BIM. Integrante do GT-BIM da AsBEA– Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura. Integrante e líder do subgrupo de transporte por trilhos da CEE134 – Comissão de Estudo Especial Modelagem da Informação da Construção da ABNT. Supervisor e Gestor do Núcleo BIM da Diretoria de Planejamento e Engenharia do Metrô de São Paulo. Criador do podcast falaBIM, focado na divulgação do BIM em língua portuguesa.

Gustavo Guimarães (Fiocruz)

Mestre em Arquitetura Hospitalar (2007) pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente trabalha como Coordenador de Planejamento de Engenharia no Departamento de Arquitetura e Engenharia na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e projetos de edificações.

Silvia Araújo (Fiocruz)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2004 e 2014). É Tecnologista em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz desde 2006. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: coordenação e desenvolvimento de projetos e BIM.

Washington Luke (DNIT)

Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN/RJ). Engenheiro de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/RJ). MBA em Governança Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/DF). Mestre em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (UnB). Professor universitário e de pós-Graduação BIM na UnB e no Instituto ESB. Atuou como Engenheiro responsável pelo acompanhamento e execução das obras de canais e barragens do Projeto de Transposição do Rio São Francisco, a cargo do Exército Brasileiro, nos Eixos Norte e Leste. Foi chefe da Seção de Projetos da Diretoria de Obras Militares do Exército Brasileiro onde também trabalhou como BIM Manager, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para integração de projetos de arquitetura/engenharia estrutural e de instalações. Integrou ainda a equipe de desenvolvimento do Sistema OPUS de controle de Obras do Exército. Foi representante do Ministério da Defesa como membro do Grupo de Apoio Técnico (GAT) para elaboração da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no âmbito do Governo Federal. Atualmente, trabalha como Coordenador-Geral de Modernização e Gestão Estratégica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). 

PAINEL 4 – BIBLIOTECAS DE OBJETOS BIM

Douglas Meirelles (Saint-Gobain)

Engenheiro Civil com MBA em Economia e Gestão da Construção Civil e Marketing (em andamento) com mais de 15 anos de atuação no mercado de Construção a Seco (Drywall, Steel Frame e Wood Frame) e materiais de desempenho. Fez parte do comitê de direção da PROACÚSTICA, no qual atuou como Diretor de Relações com o Mercado. É membro do comitê técnico da Associação Drywall e integrante das comissões de estudo da ABNT para as normas dos sistemas de construção a seco. Responsável pela gestão e desenvolvimento do BIM na Saint-Gobain Produtos para Construção para as marcas Brasilit, Isover, Placo e Weber Quatzolit.

Paulo Sena (Plataforma BIM-BR)

Desenvolvedor de APIs para as plataformas Revit, Navisworks, BIM 360 e Forge, foi responsável pelo desenvolvimento de 1,2 mil objetos BIM para a Plataforma BIM-BR, parte da Política Nacional de Incentivo e Adoção do BIM pelo governo brasileiro. Além disso, coordenou o Mapeamento Internacional de Bibliotecas BIM, que apresenta as bibliotecas mais bem estruturadas no mundo na mesma Plataforma.

Talita Daher (ABDI)

Graduada em Administração/Comércio Exterior (Uneb/DF), com MBA em Marketing (FGV/DF) e mestrado (em andamento) no Centro de Pesquisa e Pós-graduação Sobre as Américas (CEPPAC/UNB/DF). Possui pós-graduação em Política Industrial (IPEAD/CEDEPLAR/UFMG) e em Gestão Tributária (Fundação Universa/DF). Possui mais de quinze anos de experiência profissional em instituições de ciência e tecnologia; desenvolvimento industrial e fomento à inovação nas áreas de acompanhamento, análise e coordenação de projetos, articulação institucional, acompanhamento e monitoramento da política industrial no Brasil, análises econômicas e cenários prospectivos da indústria, e design como ferramenta incremental de competitividade na indústria. Atualmente é Coordenadora de Difusão Tecnológica na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Na ABDI, coordena os projetos de Cidades Inteligentes, Building Information Modelling e Defesa.

 PAINEL 5 – CONTRATAÇÃO E ADOÇÃO DO BIM NA ÁREA PÚBLICA

Pedro Soethe (Autodesk)

Especialista Técnico Sênior da área de Infraestrutura da Autodesk, trabalha na área de urbanismo e projetos de infraestrutura em geral desde 1996. Formado em Engenharia Civil, pós-graduado em Engenharia Rodoviária, Planejamento Urbano e Geodésia. Atuou como Engenheiro de Planejamento na construção da Hidroelétrica de Estreito/MA, como Gerente de Produção na obra da COMPERJ, como especialista em mobilidade urbana e projetos em prefeituras municipais e em diversas concessões rodoviárias, além de participar em diversos projetos para o DER/DNIT.

Rafael Fernandes (Governo do Estado de Santa Catarina)

Graduado em Engenharia de Produção Civil e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Direito Ambiental e Urbanismo. Funcionário de carreira do Instituto de Meio Ambiente – IMA de Santa Catarina. Atualmente é Diretor de Inovação e padronização na Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Santa Catarina. Foi um dos especialistas no Grupo Ad Hoc Compras Governamentais do Comitê Estratégico de BIM do Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comércio (MDIC). Palestrante e professor de MBA em BIM.

Rafael Sacks (Instituto de Tecnologia de Israel)

Rafael Sacks é o professor de Engenharia de Construção e Gestão da Ashtrom no Technion – Instituto de Tecnologia de Israel. É Vice-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa na Faculdade de Engenharia Civil e Ambiental e atuou como Chefe de Engenharia Estrutural e Gerenciamento de Obras desde 2012-2015. É co-autor do “BIM Handbook”, atualmente em sua 3ª edição, e o principal autor de um novo livro sobre a implementação de Lean e BIM em construção, “Building Lean, Building BIM: Changing Construction the Tidhar Way”.

Virgínia Moura (Secretaria de Planejamento e Coordenação de Teresina)

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Teresina, coordenadora Geral do NUBIM PMT (Núcleo BIM da Prefeitura Municipal de Teresina. Concludente do MBA em Plataforma BIM pelo INBEC e do MBA em Gerenciamento de Projetos pelo INBEC. Coordenadora de Projetos do THEBIM, grupo multidisciplinar em BIM pioneiro no mercado da construção civil do Estado do Piauí.

 

INSCREVA-SE

Caso não consiga fazer a inscrição clique aqui