4° Seminário Internacional: A ERA BIM

Evento em formato online será realizando nos dias 1º e 2 de dezembro

O Seminário Internacional: A ERA BIM já se consolidou como um dos principais eventos sobre a Modelagem da Informação da Construção da América Latina.

Promovido pelo Sinaenco, o seminário será realizado nos dias 1º e 2 de dezembro, em formato online.

Nesta 4ª edição o seminário dará continuidade às discussões sobre os desafios envolvidos na adoção da Modelagem da Informação no Brasil. Passada a fase de difusão inicial das tecnologias, profissionais e empresas passam a lidar com novas e complexas questões, que envolvem tanto as potencialidades, os amplos usos do BIM, como dúvidas práticas sobre fontes de financiamento, plataformas de software, padrões e compatibilização de sistemas nas entregas para clientes.

Do ponto de vista dos incentivos públicos, o Brasil deu um passo significativo com o início das exigências, em janeiro de 2021, de utilização da metodologia em obras e serviços de engenharia contratados por órgãos da administração pública federal. A determinação, estabelecida no decreto federal nº 10.306/2020, é parte da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling – EstratégiaBIM BR.

Outro marco regulatório importante é a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), sancionada em abril de 2021. O artigo 19 prevê o uso preferencial da Modelagem da Informação da Construção nas contratações de obras e serviços de engenharia, sempre que esta for adequada ao objeto da licitação.

No cenário global, a pandemia da Covid-19 acelerou discussões sobre a necessidade de adoção da cultura ESG pelas organizações, ou seja, pautada em boas práticas ambientais, sociais e de governança. Por seu caráter colaborativo e por permitir a avaliação de todo o ciclo de vida de um empreendimento, o BIM apresenta-se como aliado da sustentabilidade.

Reunião de experts em BIM

A programação do seminário foi pensada considerando o contexto atual e o estágio da utilização do BIM no Brasil. A curadoria é do arquiteto Eduardo Sampaio Nardelli, prof. Dr. da Universidade Mackenzie e VP de Arquitetura do Sinaenco

O evento contará com a participação de mais de 40 palestrantes. Dentre eles o professor australiano Dominik Holzer, autor do ‘BIM Manager Handbook’, do professor da Penn State (USA) José Pinto Duarte, e da arquiteta Fernanda Machado que vai apresentar o fantástico Case de restauração do Museu do Ipiranga, em São Paulo.

Esta edição conta com o patrocínio de AltoQi, Autodesk, Graphisoft, Hexagon, SoftwareOne, ACCA Software, Amanco Wavin e Hilti.

>> Garanta seu ingresso: preços especiais para empresas associadas e filiadas, associados aos nossos parceiros institucionais e estudantes. 

Caso não consiga fazer a inscrição clique aqui