Arquiteto Mauro Viegas – a vida como empreendimento à inovação

Com imenso pesar, comunicamos o falecimento, aos 103 anos, do arquiteto e urbanista Mauro Ribeiro Viegas ocorrido ontem, 18 de outubro. Ele é fundador da Concremat Engenharia e era presidente de Honra do Conselho de Administração da empresa. Carioca, Mauro teve uma atuação destacada também no âmbito acadêmico, tendo contribuído para a formação de gerações […]

Com imenso pesar, comunicamos o falecimento, aos 103 anos, do arquiteto e urbanista Mauro Ribeiro Viegas ocorrido ontem, 18 de outubro. Ele é fundador da Concremat Engenharia e era presidente de Honra do Conselho de Administração da empresa.

Carioca, Mauro teve uma atuação destacada também no âmbito acadêmico, tendo contribuído para a formação de gerações de profissionais. Foi professor de materiais de construção e estudos do solo e autor de diversas obras técnicas. Ao se aposentar na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde estudou e ocupou inúmeros cargos, recebeu o título de Professor Emérito, pelos relevantes serviços prestados ao ensino.

Além disso, trabalhou ativamente pela melhoria da qualidade de vida na cidade do Rio de Janeiro: foi responsável pelos parques e jardins do munícipio, presidiu a COHAB por volta dos anos 1960, e deu início ao projeto de criação do Sistema Guandu de tratamento e abastecimento de água.

Colaborou ainda na construção de Brasília, por meio da instalação de um laboratório para análise de materiais utilizados nas obras da nova capital. Continuou trilhando o caminho da tecnologia, com a fundação da Concremat, em 1952, primeiro laboratório privado de controle sistêmico da qualidade dos materiais do país.

À frente do seu tempo, o professor Mauro foi um dos primeiros executivos do setor de infraestrutura a pautar questões ambientais, tendo colaborado para a constituição, em 1996, de um dos primeiros comitês de bacias do Brasil, o do Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de endereçar questões hídricas e sociais associadas a atividades econômicas originadas a partir do uso descontrolado e irregular da água.

O Sinaenco se solidariza com o presidente nacional da entidade, Eduardo Salgado Viegas, neto do professor Mauro, demais familiares e amigos, e exalta o legado desse grande brasileiro, que fez da vida um empreendimento à educação e à inovação.

O documentário ‘Mauro Ribeiro Viegas – Memórias de um brasileiro’ (acima) apresenta a trajetória do arquiteto e professor.

 

Fontes: Concremat Engenharia e Tecnologia, Firjan.