Arquitetura e engenharia perdem um dos seus maiores divulgadores

Faleceu no último dia 26 de janeiro o jornalista Nildo Carlos Oliveira.

A arquitetura e a engenharia brasileira perderam neste último dia 26 de janeiro um dos seus maiores divulgadores, com o falecimento do jornalista Nildo Carlos Oliveira, aos 77 anos.

“Nildo dedicou sua vida a jornalismo sério, analítico e propositivo. Além disso, colocou todo o seu talento e sua energia na promoção e na defesa da engenharia brasileira. Ele merece, ainda que postumamente, o título de engenheiro honoris causa. Perdemos todos um excepcional companheiro de luta em favor do desenvolvimento do Brasil”, lamenta o presidente do Sinaenco, José Roberto Bernasconi.

Um dos mais experientes jornalistas especializados em engenharia e arquitetura, Nildo cobriu praticamente todas as maiores obras de infraestrutura do Brasil desde a década de 1970, como a construção da rodovia Transamazônica, da hidrelétrica de Itaipu, da ponte Rio-Niterói, da rodovia dos Imigrantes, da hidrelétrica de Belo Monte, entre diversas outras.

Alagoano, passou a adolescência em Marília, no interior paulista, onde se iniciou no jornalismo. Veio para São Paulo em 1964, quando trabalhou no grupo Folha da Manhã. Posteriormente, trabalhou em praticamente todas as publicações técnicas nacionais da área de engenharia, arquitetura e urbanismo.

Foi editor e consultor editorial da revista de infraestrutura O Empreiteiro.  Eclético, escreveu livros relacionados à engenharia e de contos. Profissional de grande competência, era também uma pessoa gentil e estimada por aqueles que, como eu, tiveram o privilégio de conviver com ele.

Fica aqui o registro e uma pequena homenagem do Sinaenco a Nildo Carlos Oliveira, com os nossos sentimentos à família.

Imagem da capa: O Empreiteiro