Avanço da Estratégia BIM BR reforça a importância dos guias de contratação em BIM

No cenário de transformação digital, guias se tornam aliados da administração pública e das empresas; seminário BIM terá painéis sobre o tema.

Em 2024, a Estratégia BIM BR (Decreto n° 10.306/2020) caminha para a sua segunda fase, na qual é esperada a adoção do BIM na execução de projetos e gestão de obras públicas. Somado a isso, a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei n° 14.133/2021), que entra em vigor em dezembro, determina o uso preferencial do BIM nas licitações públicas de engenharia e arquitetura.

Nesse contexto, a expectativa é de uma evolução da adoção das tecnologias de modelagem. Para que isso se concretize, são necessárias ferramentas práticas que apoiem tanto a administração pública quanto as empresas nesse processo. E os guias de contratação em BIM tem exatamente esse papel.

Os guias de contratação em BIM são materiais com orientações práticas e acessíveis sobre modelagem BIM, que contemplem temas como contratação, licitação e bibliotecas BIM. Neles, constam informações sobre requisitos e protocolos de informação segundo normas técnicas, aspectos conceituais, técnicos e operacionais relacionados às formas de contratar em BIM, bem como procedimentos práticos envolvidos na contratação. Por essa razão, os guias são fundamentais tanto para as empresas do setor de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) quanto para os agentes públicos responsáveis pela contratação e licitação.

Em função da importância do tema, a programação 6º Seminário Internacional A ERA BIM contará com painéis sobre os guias. São eles:

Guia de Contratações, com a participação de  Sérgio Leusin (coordenador dos guias de Projetos BIM da ADBI/MDIC e do Guia de Contratação BIM do BIM Fórum Brasil);

Guias de Boas Práticas para Contratação em BIM, com Eduardo Nardelli (Universidade Presbiteriana Mackenzie/Sinaenco), Miguel Azenha (Universidade do Minho) e Rodrigo Alvarado Universidad del Bio-Bio (Concepción, Chile).

Os painéis estão programados para o dia 21 de novembro, às 17h15 e 18h, respectivamente. 

Além dessas atividades, haverá sessões com apresentação de empresas, como Infraero e CCR, sobre seus guias de contratação, na manhã de 22 de novembro, na Arena BNG.

6º Seminário Internacional: A ERA BIM

Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo (Rua Itambé, 135, Higienópolis)

Data: 21, 22 e 23 de novembro de 2023

Horário: 8h às 18h

Descontos e condições especiais
– Empresas associadas e filiadas ao Sinaenco contam com preços especiais para compra;
– Compras de 3 ou mais ingressos garantem descontos progressivos (solicite o cupom de desconto para comunicacao@sinaenco.com.br).

Certificados
Todos os inscritos com mais de 70% de presença receberão certificado de participação.

Tradução
O evento contará com tradução do Inglês para o Português.