Códigos abertos e democratização do BIM

Dion Moult, arquiteto com mais de uma década de experiência em projetos de código aberto, comanda mesa-redonda sobre Open BIM no 5° Seminário Internacional A ERA BIM

O desenvolvimento e utilização de ferramentas de código aberto gratuitas é fundamental para a democratização do BIM, considerando que um dos obstáculos para a sua implantação em escritórios de arquitetura e engenharia é o custo dos software, além do baixo conhecimento sobre quais as opções mais adequadas no mercado para cada caso.

Atualmente, há software gratuitos que podem ser utilizados para a modelagem BIM, entre eles o BlenderBIM, um plug-in gratuito que permite a criação de cortes, plantas, elevações e projetos, entre outros elementos, dentro do também gratuito Blender – um software livre extremamente versátil utilizado para modelagem 3D. 

O criador do BlenderBIM é o arquiteto e desenvolvedor Dion Moult, profissional que tem mais de uma década de experiência como especialista em projetos de código aberto. Ele participará da mesa-redonda Open BIM – IFC do 5° Seminário Internacional A Era BIM, que será realizado entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, em São Paulo (SP) – mais detalhes no quadro abaixo.

Ao lado de Dion, participarão da mesa-redonda Carlos Dias, especialista e consultor em OpenBIM, e João Gaspar, doutorando pela FAU-USP e Secretário da Comissão de Estudos Especiais 134 da ABNT, responsável pela criação, edição e publicação das normas BIM brasileiras.

5º Seminário Internacional A Era BIM

Data: 30/11, 1º e 2/12
Local: Auditório Ruy Barbosa (Universidade Presbiteriana Mackenzie); São Paulo (SP)
Inscrições: R$ 650,00 (inteira – lote 3)
Descontos para empresas associadas e filiadas ao Sinaenco, estudantes, professores, membros das entidades apoiadoras. Descontos adicionais para combos de 3 ou mais ingressos. 

Certificados
Todos os inscritos com mais de 70% de presença receberão certificado de participação.

Tradução
O evento contará com tradução do Inglês para o Português.