Como montar um time BIM campeão?

Pensando nos desafios das empresas em meio à transição digital, Seminário A ERA BIM terá palestra com orientações sobre como montar um BIM Team, com a participação do arquiteto Guilherme Guignone e do consultor em BIM David Shinkai.

Quando o assunto é adoção do BIM (Building Information Modeling), é bastante comum que as empresas tenham preocupação com os aspectos tecnológicos e processuais necessários para a implantação dessas tecnologias. Um assunto muito menos discutido, mas de igual importância, no entanto, é a força de trabalho que fará tudo isso girar: as pessoas. Como montar times que possam desempenhar todas as funções exigidas por essas novas ferramentas?

Segundo Guilherme Guignone, arquiteto e BIM Manager na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero, compreender a relevância da escolha adequada da estrutura técnica e dos recursos humanos para o escritório desponta como um dos elementos chave para o sucesso dos entregáveis BIM. O arquiteto lembra que a primeira fase de implementação do BIM na administração pública já começou, e que ainda há escritórios que ainda parecem desconhecer o que de fato pode ser realizado com o uso do BIM.

“Reconhecer as possibilidades, entendendo as peculiaridades de cada escritório, desponta-se como o passo fundamental para a formação de equipe. Para se contratar é necessário, primeiramente, entender o que, de fato, precisa-se”, aponta Guilherme.

Nessa linha de raciocínio, o arquiteto defende que, para entender quais profissionais são essenciais a um time BIM de um escritório, é necessário primeiro que sua administração defina qual será a estrutura do escritório, os usos que pretende fazer do BIM de acordo com o perfil de projetos que costuma assumir junto aos clientes. Depois, é necessário encontrar e escolher as ferramentas mais adequadas para cada tipo de uso (software, hardware), bem como planejar toda a infraestrutura necessária para suportá-la. 

Para Guilherme, só então é possível começar a pensar na estrutura da equipe, de fato, que deve passar pela definição dos processos que serão adotados nos mais variados projetos e quais as funções necessárias para a execução de cada um deles. A partir dessa definição, os escritórios devem então avaliar competências e habilidades necessárias aos profissionais que deverão ser contratados ou treinados dentro de seus times para assumir essas funções.

Pensando nos desafios das empresas em meio à transição digital, Seminário A ERA BIM terá palestra sobre Contratação de profissionais em BIM (BIM TEAM) com a participação de Guilherme Guignone e de David Shinkai, consultor BIM na Verum Partners, pós-graduado em BIM, MBA em Gerenciamento de Obras e Empreendimentos. No painel, eles vão aprofundar nas orientações para as empresas formarem times BIM de sucesso, a fim de se diferenciarem no mercado e evitarem prejuízos na transição para a implementação do BIM.

5º Seminário Internacional A Era BIM

Data: 30/11, 1º e 2/12
Local: Auditório Ruy Barbosa (Universidade Presbiteriana Mackenzie); São Paulo (SP)
Inscrições: R$ 650,00 (inteira – lote 3)
Descontos para empresas associadas e filiadas ao Sinaenco, estudantes, professores, membros das entidades apoiadoras. Descontos adicionais para combos de 3 ou mais ingressos. 

Certificados
Todos os inscritos com mais de 70% de presença receberão certificado de participação.

Tradução
O evento contará com tradução do Inglês para o Português.