Como uma plataforma integrada pode alavancar a sinergia BIM x Lean?

* Por Kevin Quintian

A metodologia BIM e a filosofia Lean caminham lado a lado. As contribuições da existência do Lean para a implementação do BIM em uma empresa são inúmeras. Por outro lado, um BIM bem consolidado também contribui para a implementação da construção enxuta no canteiro de obra.

A implementação de ambas as abordagens, quando suportadas por ferramentas tecnológicas integradoras de ponta a ponta no ciclo de vida do empreendimento, é mais bem-sucedida. Essa é a proposta da MTWO Construction Cloud.

MTWO Construction Cloud é uma plataforma BIM 5D preparada para atender a filosofia Lean Construction, cobrindo todo o ciclo de vida de seu projeto. Por estar hospedado na nuvem, MTWO pode ser acessado por todos os setores da empresa, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Com MTWO você diminui os desperdícios ao desenvolver listas de quantitativos precisas geradas a partir dos parâmetros dos objetos de seu modelo BIM. Os templates desenvolvidos na plataforma a partir de lições aprendidas minimizam as perdas nos projetos subsequentes. O retrabalho também diminui ao utilizar composições de custos com índices de desperdícios já determinados durante o desenvolvimento de seus orçamentos.

Por ser uma plataforma que integra todos os setores de sua empresa, MTWO elimina os silos de informação e facilita o fluxo de informação entre os setores, além de reduzir os tempos de espera por meio de fluxos de trabalho que levam a informação precisa e atualizada com agilidade para a pessoa correta.

Não só na etapa de planejamento, o MTWO também promove a sinergia entre o BIM e o Lean na etapa de construção de seu empreendimento. A integração da cadeia produtiva na plataforma auxilia na produção puxada, reduzindo os templos de ciclo e dando espaço à filosofia Just in Time na entrega dos pacotes de materiais no canteiro de obras. Além disso, o processo de compras se dá de forma transparente do início ao fim, permitindo identificar os responsáveis por cada etapa deste processo.

Quer conhecer mais sobre o MTWO e como ele pode impulsionar a sinergia BIM x Lean na sua empresa? Acesse: MTWO – A nuvem de construção completa para gerenciamento do ciclo de vida do projeto | SoftwareONE

 

* Kevin Quintian – Consultor de Construção para o MTWO Construction Cloud – SoftwareONE. Engenheiro Civil pela UFRGS com dupla formação em Gerenciamento da Construção pela Northern Arizona University, possui MBA em Gestão de Projetos pela PUC-RS e atuou como Gerente de Projetos no Brasil, executando obras para os setores público e privado; possui experiência em BIM para Facilities Management.