Confira a programação e os conferencistas do 4º Seminário Internacional A ERA BIM

A seguir, confira um resumo dos principais painéis temáticos e os especialistas que participarão do 4º Seminário. quarta, 1º de dezembro ☑️ BIM MANAGEMENT / APRESENTAÇÃO KEYNOTE SPEAKER Dominik Holzer. Professor Associado na Universidade de Melbourne/Austrália; proprietário da AEC Connect da Consultoria de Tecnologia de Design; autor do livro Autor do The BIM Manager’s Handbook (Ed. […]

A seguir, confira um resumo dos principais painéis temáticos e os especialistas que participarão do 4º Seminário.


quarta, 1º de dezembro

☑️ BIM MANAGEMENT / APRESENTAÇÃO KEYNOTE SPEAKER
Dominik Holzer
. Professor Associado na Universidade de Melbourne/Austrália; proprietário da AEC Connect da Consultoria de Tecnologia de Design; autor do livro Autor do The BIM Manager’s Handbook (Ed. Wiley).

☑️ CASES BIM EM PROJETOS E OBRAS
Experiências de empresas públicas e do setor privado com a contratação e o recebimento de projetos e obras utilizando plataformas BIM.
Fernanda Machado e Pedro Soethe (Autodesk – reforma do Museu do Ipiranga, em São Paulo) | Giovanna Marquioretto (Hilti; BIM na gestão MEP) | mediação: Eduardo Toledo (Poli-USP)

☑️ EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
Pontos críticos da incorporação do BIM às rotinas de trabalho e caminhos para potencializar o uso das metodologias.

Tiago Ricotta (Arquiteto e mestre em Planejamento e Tecnologia; co-fundador do podcast falaBIM e fundador da newsletter AEC Experience)

☑️ CONTRATAÇÕES PÚBLICAS EM BIM
Aspectos jurídicos e práticos da experiência em licitar e contratar em BIM. Impactos dos novos marcos legislativos (como a Lei de Licitações e Contratos Administrativos – Lei nº 14.133/2021). Uso do BIM no dimensionamento dos cronogramas.
Hamilton Bonatto (Procuradoria do Estado do PR) | Júlio César Bueno (Pinheiro Neto Advogados) | Rafael Cavalcante (TCU) | mediação: Russell R. Ludwig (Encibra / VP Sinaenco)

☑️ ISO 19650 E AMBIENTE COMUM DE DADOS
Principais pontos das normas ABNT ISO 19650 – Gerenciamento de informações usando modelagem de informações de construção.
Aline Barboza (Universidade Federal de Alagoas) | Leonardo Manzione (Poli-USP)

☑️ GESTÃO COLABORATIVA DE PROJETOS SOB O CONCEITO VDC
Digitalização de processos, colaboração remota, a metodologia VDC – Virtual Design and Construction e suas interseções com o BIM e outras tecnologias (realidade aumentada, realidade virtual)
Alexandre Del Savio.  Professor na Universidade de Lima; Criador e editor-chefe do VDC Dictionary. Secretário da Comissão Técnica de Normalização de Edifícios e Obras de Engenharia Civil e secretário das Subcomissões Técnicas de Organização da Informação sobre Obras e Qualidade da Construção, todos do INACAL-Peru.


quinta, 2 de dezembro

☑️ INTEROPERABILIDADE BIM
Métodos de intercâmbio de dados, para assegurar a interoperabilidade entre plataformas e otimizar processos no desenvolvimento de projetos.

José Carlos Lino (Universidade do Minho/Portugal) | Ronald Bergs (Gobar Consulting Group)

☑️ O USO DO BIM E AS PRÁTICAS ESG
Compreensão do ciclo de vida dos ativos e o papel dos gêmeos digitais. Como a modelagem da informação pode contribuir com a sustentabilidade dos empreendimentos em suas diferentes etapas.

Alexandre Miranda (ACCA Software) | Rodrigo Koerich (AltoQi) | Sebastián Pérez (Universidade do Chile/Hexagon PPM) | Sergio Scheer (Universidade Federal do Paraná)

☑️ IMPULSIONADORES BIM
Adriana Pessoa (Ministério da Economia) | Wilton Catelani (BIM Fórum Brasil)

☑️ CASES BIM EM PROJETOS E OBRAS
Experiências de empresas públicas e do setor privado com a contratação e o recebimento de projetos e obras utilizando plataformas BIM.
Kléber Gustavo Moreira e Lucas Mardegam (Vale; BIM e Advanced Work Packaging) | Wagner Carvalho (Aegea; Programa Infra Inteligente com o uso de gêmeos digitais em obras de saneamento)

☑️ FINANCIAMENTO DE PROJETOS EM BIM
Linhas de crédito e programas de fomento voltados à transformação digital das empresas de arquitetura e engenharia.
Luísa Mayumi Sato (Desenvolve SP) | Pauline Henriquez (BID) | Rogério Moreira (Senai) 

☑️ SOFTWARE LIVRE EM BIM
Ferramentas livres para modelagem, principais características, aspectos sobre o seu desenvolvimento, potencial de usos e limitações.

Stefania Dimitrov (Sondotecnica) | Wagner Calegare (IFC Builder – Brasil) | Yorik Van Havre (FreeCAD)

☑️ INOVAÇÃO EM OBRAS DE INFRAESTRUTURA
Anderson Ferreira.
Engenheiro, especialista em projetos de pontes rodoviárias no DNIT; Atuou na elaboração da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no Brasil, na estruturação do BIM no DNIT e foi representante do Brasil na Rede BIM de Governos Latino-americanos.

☑️ PROJETANDO COM TECNOLOGIA DIGITAL – APRESENTAÇÃO KEYNOTE SPEAKER
José Pinto Duarte. Chair Stuckeman em Inovação em Design e diretor do Centro Stuckeman de Computação de Design na Penn State (USA). Co-fundador do Penn State Adiitive Construction Laboratory (AddCon Lab) e seus interesses de pesquisa estão no uso da tecnologia digital para projetar e tornar a habitação personalizada em massa. Recentemente, ele coeditou, com Branko Kolarevic, o livro Mass Customization and Design Democracy (Routledge, NY, 2019) e sua equipe foi premiado em 2º lugar nas finais do NASA 3D Printed Mars Habitat Challenge.

O Seminário

O Seminário Internacional: A ERA BIM já se consolidou como um dos principais eventos sobre a Modelagem da Informação da Construção da América Latina.

É um evento único, que antecipa tendências, informa, inspira, preparando os profissionais da arquitetura, engenharia e construção para atuarem em um mercado em processo de reinvenção.

O evento conta com o patrocínio de AltoQi, Autodesk, Graphisoft, Hexagon, SoftwareOne, ACCA Software, Amanco Wavin e Hilti.


4º Seminário Internacional: A ERA BIM

Dias: 1º e 2 de dezembro
Horário: das 8h30 às 13h15
Formato: online
Investimento: R$ 250,00 (2º lote) – descontos para associadas e filiadas ao Sinaenco; membros de entidades apoiadoras; estudantes.

 

Caso não consiga fazer a inscrição clique aqui