Construtivo apresenta novidades relacionadas ao OpenBIM no 6º Seminário

Soluções da empresa foram utilizadas no projeto de reconstrução do Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

O Construtivo, empresa de tecnologia com DNA em Engenharia, confirma sua participação no 6° Seminário Internacional A ERA BIM.

Durante o evento, o Construtivo irá explorar novidades relacionadas ao OpenBIM, que se inicia com a incorporação do recurso de associação de modelos BIM aos registros de campo, realizado pelo módulo Supervisão da solução carro-chefe da companhia, o Colaborativo, e avança com a integração de outras plataformas OpenBIM, como o Cintoo, o NewForma Konect (antigo BIMTrack), o StreamBIM e o dRofus. Juntas, essas tecnologias permitem o desenvolvimento de soluções diferenciadas e inovadoras.

Um bom exemplo do uso combinado das soluções promovidas pelo Construtivo é o projeto de reconstrução do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, que utilizou de forma integrada as soluções Cintoo, um streming para armazenar e suportar o acesso dos envolvidos à nuvem de pontos e às imagens captadas; o NewForma Konect (BIM Track), que possibilita ao usuário acessar o modelo virtual 3D para fazer as análises e a compatibilização das diversas disciplinas existentes; e o Colaborativo, garantindo precisão, qualidade de representação e de informações, além de proporcionar um projeto de padrão internacional a um baixo custo, adequado à demanda local.

“Um projeto dessa dimensão sem a adoção do BIM seria mais longo, teria menos precisão e a obra seria mais cara. Neste modelo, a quantificação para o orçamento se tornou muito mais precisa, tornando-se uma referência no Brasil em HBIM, o que abre precedentes para que mais instituições adotem o modelo para antecipar problemas e economizar tempo de obra”, explica Sergio Leusin, coordenador BIM do projeto Museu Nacional e sócio-gerente da GDP (Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos).

Durante o evento, o Construtivo irá explorar seu DNA, que é oferecer soluções para gerenciamento e supervisão. Além de forcar em soluções que buscam trazer mais valor às nuvens de pontos, o objetivo da companhia é explorar o dado, por meio do “Datacentric BIM”, pois este é o caminho para a verdadeira transformação que o BIM irá trazer ao mercado.

Nesta linha, as duas tecnologias que se destacam são o dRofus, que é um verdadeiro CDE (Ambiente Comum de Dados) para os dados do projeto, e o StreamBIM, tecnologia de visualização e planejamento de obra que visa sensível redução de papel e melhor uso do modelo e seus dados na fase de obra.

Esta abordagem também será evidenciada na palestra que será realizada pelo sócio-diretor do Construtivo, Marcus Granadeiro, que abordará o tema “Datacentric BIM – O caminho para a verdadeira Transformação Digital na Engenharia”, no dia 22 de novembro, na Arena FAU.

“Teremos uma grande oportunidade de compartilhar o enfoque do Construtivo durante um evento que se tornou referência nacional e reúne empresas e profissionais de vários segmentos, gestores públicos, além de estudantes e pesquisadores, todos com a missão de fomentar o BIM na base e de apoiar a evolução da adoção de tecnologias digitais”, finaliza o executivo.

Foto do Museu Nacional: Tânia Rêgo/Agência Brasil