Futuro da engenharia depende da sua valorização no presente

Evento Engenharia em Foco – 200 anos de Independência, realizado em 5 de setembro, discutiu o passado e os desafios atuais da engenharia nacional.

Mostrar as melhores prática da engenharia em diversos setores e aproveitar o conhecimento do passado na missão de buscar a engenhosidade para os desafios contemporâneos. Assim o presidente do Instituto de Engenharia, engenheiro Paulo Ferreira, definiu o evento Engenharia em Foco – 200 anos de Independência, organizado pelo Instituto de Engenharia e 10 entidades, entre elas, o Sinaenco, no último dia 5 de setembro.

O evento, além de reunir especialistas, que explanaram suas ideias e conceitos, concedeu premiações a trabalhos inéditos de jovens engenheiros e engenheiras de escolas de engenharia. Painéis com fatos que narram a história do país, pelo ponto de vista da Engenharia em sua totalidade, também fizeram parte do encontro, que aconteceu no Teatro Sesi, em São Paulo (SP).

Durante todo o dia, os participantes puderam acompanhar a apresentação de trabalhos acadêmicos inéditos e ouvir debates sobre ideias e conceitos de grandes especialistas nos mais variados segmentos da Engenharia, bem como participar de painéis com fatos que reforçam a importância e evolução da Engenharia no desenvolvimento do país.

Paulo Ferreira ressaltou o fato de as entidades se unirem em uma data tão icônica. “Afinal, passamos por uma pandemia global e vivemos mudanças climáticas que nos deixam apreensivos e nos desafiam a buscar uma imagem visionária e inovadora para novas tendências das futuras gerações.”

Participando do painel final do evento, no qual foram consolidados os temas discutidos ao longo do dia, o Vice-Presidente de Administração e Finanças do Sinaenco, André Jabir Assumpção, destacou: “Nós, engenheiros, entendemos a importância de um bom projeto. Pensando em 200 anos de história, podemos citar obras em que o projeto, o planejamento foram fundamentais. A Estrada de Ferro Curitiba Paranaguá, projetada pelos irmãos Rebouças e construída por volta de 1870, e em operação até hoje. A Ponte Rio Niterói, a Usina de Itaipu, a Integração do Rio São Francisco, toda elas com a marca da engenharia nacional”.

O VP ressaltou ainda a relação entre a valorização da engenharia hoje e o futuro do setor. “Vemos cada vez a contratação dos serviços de engenharia pelo menor preço. Isso não só desvaloriza o papel dos profissionais, como dificulta o investimento das empresas em inovação, novas tecnologias, para que não fiquemos para trás nos próximos 100 anos.”

Quem quiser conferir as apresentações do evento, pode assistir à gravação.

Fonte: Instituto de Engenharia (modificado)