Lançamento da buildingSMART Brasil abre novo capítulo do BIM no país

Iniciativa histórica encerra com chave de ouro a 6ª edição do Seminário Internacional A ERA BIM.

Após mais de três anos de intensa atuação para promover e coordenar esforços para a adoção do BIM em solo nacional, o BIM Forum Brasil finalmente alcançou um dos propósitos mais almejados desde a sua fundação: representar o Brasil no cenário internacional das discussões sobre BIM junto à buildingSMART, autoridade internacional para um conjunto de padrões que lidam com processos, dados, termos e gestão de mudanças para a especificação, gerenciamento e utilização eficaz de ativos na indústria de ativos construídos.

No apagar das luzes da 6ª edição do Seminário Internacional A ERA BIM, no dia 23 de novembro, ocorreu o lançamento oficial da buildingSMART Brasil, que passará a ser um órgão integrado do BIM Forum Brasil.

O lançamento ainda foi acompanhado de uma novidade exclusiva: em breve, pessoas físicas também poderão se filiar ao Fórum (e, automaticamente, á buildingSMART Brasil) – antes, isso era reservado somente a empresas. A iniciativa será uma oportunidade sobretudo para profissionais autônomos que desejam acompanhar de perto as discussões e avanços do BIM no cenário nacional e internacional.

Os membros do fórum comemoraram a conquista como a marca da evolução do grau de maturidade no BIM no Brasil, e a oportunidade de aproximar os temas discutidos mundialmente da realidade brasileira. Para eles, a associação é um marco para o setor,  que promove não apenas a modernização tecnológica, mas também contribui para o desenvolvimento econômico, a inovação, a sustentabilidade e a formação de profissionais altamente qualificados.

Confira abaixo as principais implicações da participação do Brasil na buildingSMART:

  • Acesso direto aos padrões globais em BIM, garantindo que os projetos de construção no Brasil sejam compatíveis com as melhores práticas globais.
  • Intercâmbio de conhecimentos e experiências, sobretudo em eventos técnicos, o que acelera o processo de aprendizado e implementação efetiva do BIM no Brasil.
  • Desenvolvimento de soluções personalizadas para o país em todo o mundo, à medida que o país ganha ferramentas para influenciar o desenvolvimento internacional de tecnologias e processos em BIM.
  • Fomento à colaboração entre diversos setores, uma vez que a buildingSMART incentiva a colaboração interdisciplinar envolvendo governos, setor privado, instituições acadêmicas e organizações sociais.
  • Avanço em práticas sustentáveis e inovadoras, à medida que a instituição promove, como um de seus focos, as construções sustentáveis através do BIM.
  • Capacitação e desenvolvimento profissional, já que a integração com a buildingSMART abre caminhos para programas avançados de treinamento e certificação em BIM, essenciais para qualificar profissionais no Brasil diante das novas demandas que se estabelecem a partir de leis e normas voltados ao BIM no Brasil.
  • Participação ativa no cenário global de BIM, já que além de participar, o Brasil também pode, agora, contribuir ativamente para o desenvolvimento de novos padrões e inovações em BIM.
  • Impacto econômico positivo, já que o avanço do BIM no país significa o investimento em construções mais eficientes e econômicas, reduzindo custos e prazos e melhorando a competitividade das empresas brasileiras.

Para saber mais sobre a buildingSMART Brasil, clique aqui.