Manifestação do Sinaenco/MG sobre as fortes chuvas das últimas semanas

O Sinaenco/MG se solidariza com a população mineira, que vem sofrendo com as fortes chuvas das últimas semanas. Além de um grande número de desabrigados e de pessoas que perderam tudo o que tinham, vimos como consequência a destruição de nosso patrimônio e, mais uma vez, vítimas fatais. Apesar de o volume de chuva ter […]

O Sinaenco/MG se solidariza com a população mineira, que vem sofrendo com as fortes chuvas das últimas semanas. Além de um grande número de desabrigados e de pessoas que perderam tudo o que tinham, vimos como consequência a destruição de nosso patrimônio e, mais uma vez, vítimas fatais. Apesar de o volume de chuva ter sido o maior dos últimos 30 anos, ressaltamos que a solução para várias das tragédias que assolam nossas cidades está ao alcance da administração pública e, inclui, essencialmente, planejamento.

A solução para várias das tragédias que assolam nossas cidades está ao alcance da administração pública e, inclui, essencialmente, planejamento.

Nossos governantes têm que tratar o problema de forma global e sistêmica, planejando obras importantes com antecedência, já que nada do que acontece nesse período pode ser resolvido em curto prazo. Obras de contenção e principalmente de ampliação de galerias requerem um investimento significativo e devem ser projetadas com cautela, de forma integrada, garantindo que o problema não volte a acontecer.

As consequências que as fortes chuvas trazem para nossa cidade ano após ano devem ser vistas sempre de forma integrada, já que é um problema não só ambiental, mas social, econômico e político. A ocupação desordenada dos grandes centros urbanos, com áreas de risco sendo ocupadas e o solo sendo cada vez mais impermeabilizado, alia-se a problemas de drenagem e acabam causando os sérios problemas que vemos nesta época do ano.

Além de resolver os gargalos que já existem, é preciso pensar na aplicação de ações sustentáveis e modernas de urbanização, que já são adotadas em outros países e que ainda evoluem lentamente no Brasil. A Arquitetura e a Engenharia consultiva mineiras são altamente capacitadas e se colocam à disposição para pensar junto ao poder executivo soluções que impeçam que futuras tragédias tornem a acontecer.

Foto: Marco Evangelista/Imprensa governo de Minhas Gerais