Melhoria da infraestrutura urbana é objetivo de acordo entre Sinaenco e FNP

Cerimônia de assinatura ocorreu durante IV EMDS.

A busca pela melhoria da infraestrutura das cidades brasileiras é o principal objetivo de acordo de cooperação mútua entre o Sinaenco e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A cerimônia de assinatura ocorreu nesta quarta-feira, 26 de abril, no estádio Mané Garrincha, durante IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), quando também foram firmados acordos semelhantes entre a FNP e as entidades parceiras WRI Cidades Sustentáveis e a Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia de Manutenção).

A assinatura desses acordos representa “um fato de grande importância”, pela qualidade técnica e conhecimento reunido pelas três organizações e, especialmente, “pelas propostas inovadoras, revolucionárias, em relação à mobilidade urbana”, segundo o presidente da FNP e ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.

Jefferson Soares/FNP

Lacerda, da FNP.

O presidente do Sinaenco, José Roberto Bernasconi, destacou o fato de que o Sinaenco representa as mais de 30 mil empresas de arquitetura e de engenharia de projetos, de gerenciamento e de fiscalização de obras de todo o país, “empresas que contribuíram e contribuem o tempo todo com o desenvolvimento do país e que, nesta ocasião, juntam-se à Sobratema e WRI para disponibilizarem às prefeituras brasileiras as propostas inovadoras, inspiradoras, em relação à mobilidade urbana, como o Projeto Ruas Completas”.

Na mesma linha, o presidente da Sobratema, Afonso Mamede, ressaltou o fato de que os prefeitos dos municípios representados pela FNP poderão dispor dos conhecimentos e expertise das empresas integrantes das duas entidades e da WRI, favorecendo assim a melhoria da infraestrutura das suas cidades. A implantação do Projeto Ruas Completas por diversas cidades brasileiras, servindo assim como vitrine e exemplo regional para os municípios vizinhos pode ser amplificada com esse acordo assinado com a FNP, segundo o diretor da WRI Brasil, Luís Antônio Landau. “Queremos, com o Projeto Ruas Completas, mudar a realidade, trazer ideias inovadoras e que elas sejam implantadas cada vez mais e em maior número, favorecendo a todos: aos pedestres, aos ciclistas e ao comércio que, com o conceito de fachadas ativas, passa a ser o olho da rua, trazendo também segurança a todos”, afirmou.

Ruas Completas

Sinaenco, Sobratema e WRI apresentaram, no IV EMDS, um trecho de rua com 130 metros quadrados, projetado e construído sob os conceitos de acessibilidade universal, visando apresentar um exemplo de convivência harmoniosa entre pedestres, ciclistas, ônibus e automóveis, contemplando vias compartilhadas, fachadas ativas, iluminação na escala do pedestre, drenagem por meio de biovaletas, também chamadas de jardins de chuva, paraciclo, e piso tátil. O projeto Ruas Completas foi desenvolvido pela WRI Cidades Sustentáveis, organização internacional que atua em mais de 50 países.