Por um setor resiliente em 2021

Por Rafael Decina Arantes, presidente do Sinaenco-MG

Em linhas gerais, “resiliência” é um conceito físico, característica de alguns materiais de acumular energia quando submetidos a stress sem ocorrer ruptura; após cessado a tensão, poderá (ou não) haver uma deformação residual. Alguns, como uma vara de salto em altura, vergam-se até um certo limite sem se quebrar e depois retornam à forma original, dissipando a energia acumulada e, no caso, lançando o atleta para o alto. Temos então um conceito físico relacionado à capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sido tensionado.

Atualmente o termo “resiliência” passou a ser utilizado no mundo coorporativo para caracterizar também pessoas e empresas que têm a capacidade de retornar ao seu estado de equilíbrio após serem expostas a situações de enorme pressão, grandes perdas, mercados voláteis, aumento da competitividade, rápida evolução tecnológica ou dificuldades naturais do setor em que atuam. Diferentemente de um material no conceito físico, entendo que não há a possibilidade de pessoas e empresas retornarem integralmente ao seu estado original mesmo que tenham a enorme capacidade de se adaptar e manter seu estado de equilíbrio quando submetidos a este ambiente de stress. No mínimo, há de considerarmos a maturação alcançada e principalmente o fato de que alguns ambientes, processos e conceitos passam a ser redefinidos em um “novo normal”.

Inquestionável termos vivido em 2020 situações únicas, no mundo corporativo não foi diferente. Pessoas e empresas se reinventaram e não há perspectivas para que o “antigo normal” se reestabeleça em sua plenitude. Não só pela impossibilidade de termos este “reset” nos protocolos estabelecidos durante o enfrentamento da pandemia, mas também por termos amadurecido forçosamente em uma direção sem volta ao nos tornarmos melhores e mais produtivos em vários aspectos.

Este é o setor de A&EC que devemos buscar. Um setor resiliente, não na forma como existíamos até 2020, mas no equilíbrio de resistir às situações impostas a nós para que possamos nos lançar mais altos a partir da dissipação da energia acumulada neste período de aprendizado e maturação ao qual fomos expostos. Resistiremos!