Programa de Gestão Integrada de Águas do ES promove seleção para serviços de consultoria

Financiado pelo Banco Mundial, programa busca empresas para gerenciamento do projeto e supervisão de obras.

Rio Jacu ES

Bacia do Rio Jacu será uma das contempladas pelo programa ambiental.

O Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem do Espírito Santo está promovendo seleção de empresas para prestação de serviços de consultoria nas áreas de gerenciamento do projeto e supervisão de obras. As empresas interessadas deverão submeter Manifestação de Interesse, com apresentação de documentação que comprove qualificação e experiência, até 28 de novembro de 2016.

O Programa conta com financiamento do Banco Mundial, sendo que o investimento total estimado é de US$ 323 milhões, ou seja, cerca de R$ 1 bilhão, a ser realizado em cinco anos (2016-2021).

A seleção das empresas de consultoria será feita pelo método Seleção Baseada na Qualidade e no Custo (SBQC), de acordo com os procedimentos estabelecidos pelas Diretrizes para a Seleção e Contratação de Consultores pelos Mutuários do Banco Mundial, que podem ser consultas clicando aqui.

Para detalhes sobre as exigências relacionadas à Manifestação de Interesse, acesse os documentos abaixo:

 

Visão integrada

Maior iniciativa ambiental já realizada no Espírito Santo, o Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem combina investimentos com ações integradas para o uso regulado da água, do solo e de recursos relacionados ao desenvolvimento sustentável. Serão beneficiadas microrregiões do Caparaó e as Bacias Hidrográficas dos Rios Jucu e Santa Maria da Vitória, cuja abrangência contempla as principais cidades da Região Metropolitana da Grande Vitória.

A primeira etapa de obras foi iniciada em outubro, sob a coordenação da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), para implantação de sistemas de esgoto em Iúna, Ibatiba, Dores do Rio Preto e Irupi, na região do Caparaó. Serão construídas 14 bombas elevatórias, quatro estações de tratamento de esgoto e aproximadamente 93 quilômetros de rede de coleta. Atualmente, o índice de coleta e tratamento de esgoto na região do Caparaó é próximo a zero e a expectativa é chegar a 100% de atendimento.

 

Foto: Divulgação Cesan