Roadshow A ERA BIM nacionaliza discussões sobre transformação digital na AEC

Primeira parada do encontro, em Belo Horizonte, reuniu 200 profissionais interessados em pensar e propor caminhos para os desafios relacionados à implantação das novas tecnologias.

Nos dias 18 e 19 de maio, Belo Horizonte sediou o primeiro Roadshow A ERA BIM. O encontro, realizado no auditório do CREA-MG – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais, contou com público de cerca de 220 pessoas.

O Roadshow é evento derivado do Seminário Internacional A ERA BIM, promovido pelo Sinaenco anualmente. Tem como proposta nacionalizar as discussões sobre transformação digital, por meio de encontros em capitais brasileiras, com a participação de profissionais e empresas locais.

Primeiro dia

Na abertura, o Diretor de Comunicação do Sinaenco, Rodrigo Prada, reforçou a atuação da entidade em relação ao tema BIM, destacando que alguns dos mais importantes eventos nacionais sobre a plataforma estão sendo realizados pelo sindicato. Já a presidente da CBIM-MG, Carla do Valle, lembrou da importância de se discutir temas relativos às tecnologias BIM em uma fase mais madura de implantação no Brasil.

O Roadshow procurou promover debates, mais do que simplesmente apresentar assuntos em palestras. No primeiro dia, a maior parte das mesas contou com uma breve apresentação dos especialistas para depois propor questionamentos à plateia.

Entre os assuntos debatidos na parte da manhã: Ambiente Comum de Dados (CDE), com Caio Zaidan (MRV &CO), Matheus Pereira (Construtora Sudoeste), Michele Tenedini (Women in BIM), Tiago Randazzo (We Solutions) e Vitor Calixto (DER-MG); desafios na implementação do BIM, com Adriana Gouvêa (Villa BIM), Fernanda Gouveia (Construtora Sudoeste) e Pedro Lima (Tractebel); contratação em BIM, com Glaucus Simas (VM&S Advogados), Isabella Smith (C. Máximo, Lacerda e Smith Advocacia) e Vitor Calixto (DER-MG); e aplicações concretas de tecnologias digitais, com Grasielle Esposito (Potenza), Jairo Guimarães (PARS) e Pedro Nery (PHD Engenharia). Todas as mesas foram mediadas pela presidente da CBIM-MG, Carla do Valle. Murillo Piazzi trouxe, ainda, uma participação internacional gravada sobre a ISO 19.650.

A parte da tarde começou com a apresentação do projeto BIM Cidades, conduzida pelos diretores da CBIM-MG Carla do Valle e Ronaldo Bartholo. Trata-se de uma pesquisa nacional que busca levantar como está o desenvolvimento da plataforma em todas as regiões do Brasil. Na sequência, o público participou de workshops sobre ferramentas e metodologias: Amanda Thomaz Ramos e Thiago Teixeira (PARS) trouxeram o tema dos gêmeos digitais em empreendimentos de infraestrutura; Tiago Randazzo (We Solutions) tratou do BIM na obra, seus recursos e requisitos. Gilson Machado (Leica-Geosystems) falou de construção digital: BIM to field e field to BIM.

Segundo dia

No segundo dia de evento, a parte da manhã teve mais workshops: Alto QI; Liga BIM prefeituras; Bricsys CAD; David Pinto Consultoria. A parte da tarde foi reservada para o ‘Dia de Conexão’, evento exclusivo de interação entre os participantes, com o intuito de gerar oportunidades de parcerias e negócios. O Dia de Conexão foi finalizado com um jantar de negócios.

O encontro

O Roadshow A ERA BIM Belo Horizonte foi correalizado por Sinaenco, CBIM – Câmara Brasileira de BIM Minas Gerais, Conexão BIM e IMET – Instituto Metropolitano de Engenharia e Tecnologia de Minas Gerais, com apoio do CREA-MG.