Uso combinado de padrões abertos e tecnologia de nuvem

Aproveitando ao máximo openBIM e tecnologia cloud para quebrar as barreiras de comunicação no mundo AECO: a contribuição vanguardista da ACCA software

Um projeto de sucesso não existe sem uma colaboração efetiva. A interoperabilidade, troca e partilha de informação nas diferentes fases da vida do edifício atingem os níveis mais elevados com openBIM e tecnologia cloud.

Sabe-se agora que os padrões openBIM fomentam a interoperabilidade entre as disciplinas da indústria da construção, possibilitando que diferentes partes interessadas colaborem, independentemente do software usado. Mas o avanço é o uso combinado desses padrões abertos com a tecnologia de nuvem.

Usar plataformas que permitem combinar openBIM e tecnologia cloud é a chave para produzir excelentes projetos no setor de AECO.

Para atingir este objetivo a empresa ACCA software, especialista n. 1 do IFC-OpenBIM®, desenvolveu o usBIM, uma plataforma BIM baseada em nuvem para a gestão de processos BIM e workflows 100% openBIM.

É uma ferramenta e um sistema de distribuição que visa aumentar o conhecimento da tecnologia BIM entre todos os funcionários AECO no cenário internacional. É possível começar a utilizar a plataforma de imediato sem nenhum investimento inicial e sem necessidade de quaisquer conhecimentos informáticos.

Em seu plano básico e gratuito, usBIM oferece espaço de armazenamento de até 10 GB e 13 ferramentas específicas para atender às atividades fundamentais do processo BIM.

Mas a contribuição do software ACCA não parou por aí. De fato, a ACCA está desenvolvendo novos aplicativos imperdíveis. Entre os principais, usBIM.refactor, usBIM.resolver e usBIM.dossier.

usBIM.refactor: merge e refactor de arquivos IFC

O usBIM.refactor é o aplicativo que permite criar um novo modelo IFC no formato 4.3 a partir de arquivos IFC existentes (versões 2×3, 4, 4.1, 4.3).

Este aplicativo é verdadeiramente revolucionário, pois permite reorganizar um modelo IFC mesmo que você não tenha mais o software com o qual foi criado e adaptá-lo ao novo padrão 4.3.

Entre as oportunidades possibilitadas pelo usBIM.refactor, mencionamos:

  • criar um novo desenho de estrutura em geometrias pertencentes a diferentes modelos IFC federados;
  • atribuir as classes IFC escolhendo-as dentre as disponíveis no formato 4.3;
  • se exigido pelo padrão, atribuir uma enumeração a cada classe;
  • criar um novo modelo IFC contendo a geometria selecionada e reorganizada de acordo com suas necessidades.

 


A ACCA

ACCA é o especialista número 1 em IFC-OpenBIM® e também é a empresa com o maior número de softwares para arquitetura, engenharia e construção certificados IFC no mundo.