VDC potencializa os benefícios do BIM para a construção civil

Virtual Design and Construction é metodologia essencial para melhorar a eficiência e qualidade de projetos e reduzir desperdícios no processo. Seminário A ERA BIM terá palestra sobre o tema.

Quando se fala na transformação digital da construção civil, é muito comum, por sua disseminação e importância, relacioná-la diretamente ao BIM (Building Information Modeling), que integra, de fato, as tecnologias necessárias para a digitalização e integração de projetos. Mas você sabia que, para explorar de fato todos os benefícios trazidos pelo BIM, são necessárias metodologias de gestão que permitam utilizar a tecnologia para trazer ganhos reais ao projeto?

O Virtual Design and Construction, ou simplesmente VDC, é um conceito que tem como premissa orientar o uso de processos digitais na construção civil com vistas a atender ao objetivo principal do projeto em todo o seu ciclo de vida. Na prática, o VDC considera três frentes principais para a gestão de projetos: a organização do time, os processos de trabalho e o produto em si. Dentro desses três pilares, o VDC reúne uma série de metodologias que visam aumentar a eficiência do processo, integrar times, reduzir desperdícios, otimizar tempo e custos e aumentar a qualidade final dos projetos.

Para explorar a fundo o VDC e sua relação com o BIM, a engenheira civil Stefania Correa, certificada e mentora em Virtual Design and Construction pela Stanford University e uma das principais especialistas no tema no Brasil, estará à frente do painel Integrando transformação digital e o Lean – VDC do 5º Seminário Internacional A ERA BIM.

Do ponto de vista da organização do time, o Integrated Concurrent Engineering (ICE), método social com origem na NASA, tem como principal função organizar as reuniões de equipe e permitir que os profissionais de diversas frentes participem simultaneamente para tomar decisões de maneira mais rápida e eficaz. 

Já do ponto de vista dos processos, o Product Production Management (PPM) aparece como componente principal para a definição de objetivos, etapas, metas e métricas de um projeto. São as ferramentas e processos de gestão que permitem oferecer um panorama geral de todo o projeto e pontuam as atividades que precisam de atenção. É também nessa seara que aparece o princípio do Lean Construction, ou construção enxuta, cuja essência é pensar o projeto de forma a resolver problemas e eliminar desperdícios (de tempo, de trabalho e de custos).

Já do ponto de vista do produto em si, o BIM é grande estrela, sendo o componente que permite a representação digital e visual do projeto e que contém todos os dados e informações relacionadas à construção. O BIM é a espinha dorsal que dá suporte aos demais elementos do VDC, permitindo a integração de disciplinas e a clara visualização do projeto final inclusive pelo cliente. A partir dele, é possível trabalhar de maneira colaborativa e identificar falhas e erros nas etapas iniciais de projeto, otimizando tempo e custos e aumentando a qualidade do produto final.

5º Seminário Internacional A ERA BIM

Data: 30/11, 1º e 2/12
Local: Auditório Ruy Barbosa (Universidade Presbiteriana Mackenzie); São Paulo (SP)
Inscrições: R$ 650,00 (inteira – lote 3)
Descontos para empresas associadas e filiadas ao Sinaenco, estudantes, professores, membros das entidades apoiadoras. Descontos adicionais para combos de 3 ou mais ingressos. 

Certificados
Todos os inscritos com mais de 70% de presença receberão certificado de participação.

Tradução
O evento contará com tradução do Inglês para o Português.