Aplicações de processos e novas tecnologias dão o tom do 5° Seminário Internacional A ERA BIM

Evento evidencia maturidade do setor de AEC no uso do BIM, com discussões aprofundadas sobre implantação de tecnologias, processos e gestão da informação em ambiente compartilhado, além de colaboração e capacitação profissional; questões ESG e inovação também entraram em pauta.

A 5° edição do Seminário Internacional A ERA BIM foi marcada por dias de intensas discussões sobre as transformações, que já são uma realidade na arquitetura e na engenharia e as inovações que podem ser vislumbradas no futuro do setor. 

O seminário, promovido nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro, contou com palestras, mesas de discussão, workshops práticos e foi realizado concomitantemente à AEC Expo, uma feira de inovação na arquitetura e engenharia consultiva, na qual os expositores apresentaram soluções e tecnologias. O cenário não poderia ser mais inspirador: o ambiente acadêmico do Theatro Ruy Barbosa, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. 

As questões pautadas pelos mais de 80 palestrantes indicam aumento da maturidade do setor de AEC no uso das tecnologias BIM, adentrando discussões mais concretas sobre o OpenBIM, as normas (sobretudo a ISO 19650, que está sendo traduzida pela ABNT no Brasil) e a prática da gestão de informação em todo o ciclo de vida dos empreendimentos, levando em conta os reais desafios da implementação de políticas, processos e práticas associadas ao BIM no mercado, e não apenas na modelagem.

“Nós podemos ver o interesse pelo assunto crescendo a cada edição. Se na primeira tivemos mais de 100 inscritos, na quinta já são mais de 600”, declarou Eduardo Viegas, presidente do Sinaenco.O BIM já é uma realidade, ele está disseminado e vai continuar evoluindo cada vez mais rápido. Até por isso, trouxemos não apenas palestras, mas também workshops e a AEC Expo, uma feira com exposições sobre inovação na arquitetura e engenharia consultiva. Além disso, é muito importante que o evento esteja sendo realizado em uma universidade, para trazer aos estudantes essa visão do mundo empresarial”, pontuou.

Também não faltou espaço no seminário para a apresentação de inúmeros cases com diferentes aplicações do BIM, tecnologias disruptivas (como o metaverso e o 5G) e para o destaque da importância de questões ESG, pauta relevante em todos os setores em esfera global. 

Workshops

Além do palco central, com palestras e mesas-redondas, o evento contou com uma ampla programação de workshops sobre temas como gêmeos digitais, cities information modelling, metaverso, lean construction e VDC.

 

Confira em detalhes como foi o evento:

Primeiro dia do Seminário BIM tem discussões conceituais e participação de especialistas internacionais

Aplicações concretas do BIM e de novas tecnologias na AEC movimentam o segundo dia do Seminário

AEC EXPO apresenta soluções inovadoras para o público do 5º Seminário


Fotos: Ricardo Maízza

O Seminário A ERA BIM é uma realização do Sinaenco em co-parceria com a Faculdade de Arquitetura e Engenharia da Universidade Mackenzie.

Patrocinaram o evento: Alvarez& Marsal, Autodesk, Leica/Hexagon, SoftwareOne, ACCA Software, Construtivo, Solibri, Zigurat, Graphisoft, Amanco Wavin, Cype, Pars, TQS, Trimble, além das empresas associadas ao Sinaenco AGM Engenharia, Concremat Engenharia e Tecnologia, EGIS, Encibra, Engeconsult, Geribello Engenharia, JNS Engenharia, Consultoria e Gerenciamento, Sondotécnica e TFE Engenharia.