Interoperabilidade aponta para desafios práticos e tecnológicos na adoção do BIM

Interface entre os sistemas e padrões abertos internacionais serão tema de painel no 3º Seminário Internacional A ERA BIM, com a participação de conferencistas de quatro países.

O decreto federal nº 10.306/2020 representa um marco nas iniciativas governamentais, ao determinar a obrigatoriedade da adoção do Building Information Modeling (BIM) em contratações e licitações de obras e serviços da administração federal. O decreto traz uma série de desafios para o setor de arquitetura e engenharia consultiva, que terá que se adaptar para atender às novas demandas e atuar dentro de novos parâmetros.

A questão da interoperabilidade será um dos desafios mais importantes dessa nova era da cadeia produtiva da construção, a Era BIM, sobretudo porque ela pressupõe um trabalho colaborativo, que envolve muitas etapas, pessoas e ferramentas. Já em 2019, a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM (decreto federal nº 9.983) trazia como seu nono objetivo “incentivar a concorrência no mercado por meio de padrões neutros de interoperabilidade BIM”.

Exatamente pelos desafios práticos e tecnológicos que impõe, a interoperabilidade será tema de painel especial no 3º Seminário Internacional: A ERA BIM. As soluções para gerar interface entre os sistemas serão discutidas por conferencistas de quatro países.

Participam o norte-americano Jeffrey W. Ouellette, membro da buildingSMART International, organização voltada à criação e à adoção de padrões internacionais neutros para o setor de infraestrutura; o holandês Rob Roef, da empresa BIM Captain e também integrante da buildingSMART; e o belga Enzo Blonk, da GS1 (Global Language of Business).

O painel terá mediação do português José Carlos Lino, professor convidado e pesquisador de BIM na Universidade do Minho, diretor acadêmico da NossoBIM.

O painel sobre interoperabilidade será transmitido no dia 25 de novembro, quarta-feira, às 10h20. 

INSCREVA-SE: AQUI

Foto: Shutterstock

3º Seminário Internacional: A ERA BIM

Em formato 100% digital, o seminário irá reunir grandes especialistas nacionais e internacionais para discutir os desafios da adoção do BIM no Brasil. Serão mais de 15 horas de conteúdo ao longo dos dias 24, 25 e 26 de novembro (8h30 às 13h30).

A edição tem como pano de fundo o decreto 10.306, de 2 de abril de 2020, que estabelece a obrigatoriedade do uso do BIM na administração pública federal a partir de 2021.

O seminário contará com palestras, mesas-redondas e apresentação de cases sobre inovação no setor de A&EC e sobre empreendimentos públicos e privados desenvolvidos em BIM. Temas como bibliotecas BIM, interoperatividade, e lean construction estarão em destaque nos painéis do seminário.

O evento é de realização do Sinaenco e conta com o patrocínio de Autodesk, Dassault Systemes, Graphisoft, Acca Software, Amanco Wavin, BIM Works e Hilti.