Nota de pesar: Jaime Lerner

O Sinaenco lamenta profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, ocorrido nesta quinta-feira, 27 de maio. Aliando a prática profissional ao exercício público, Lerner implementou em Curitiba um amplo programa de planejamento urbano, com foco em transporte, meio ambiente, ações sociais e projetos urbanísticos. O Sistema […]

O Sinaenco lamenta profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, ocorrido nesta quinta-feira, 27 de maio.

Aliando a prática profissional ao exercício público, Lerner implementou em Curitiba um amplo programa de planejamento urbano, com foco em transporte, meio ambiente, ações sociais e projetos urbanísticos. O Sistema Integrado de Transporte Coletivo, reconhecido internacionalmente pela eficiência e baixo custo, o calçadão da Rua XV de Novembro, o Jardim Botânico e a Ópera de Arame são algumas das obras que traduzem o seu legado.

Além do Paraná, o arquiteto desenvolveu projetos para o setor público e privado em diversas cidades no Brasil e no exterior. Um dos seus últimos trabalhos foi o Parque Urbano da Orla do Guaíba, em Porto Alegre, inaugurado em 2018.

Pelo reconhecimento de sua obra Lerner recebeu diversos prêmios e títulos internacionais e, em 2010, foi nominado pela revista Time um dos 25 Pensadores mais Influentes do mundo. O Sindicato também homenageou o profissional com o Prêmio Sinaenco.

Neste momento de despedida, o Sinaenco se solidariza com os familiares e amigos e expressa admiração pela notável trajetória de Jaime Lerner como urbanista e homem público.

Foto: