Sinaenco é referência para a imprensa no caso do desabamento de viaduto em São Paulo

O viaduto que cedeu cerca de dois metros no trecho oeste da Marginal Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, durante a madrugada de 15 de novembro, ganhou manchete na imprensa brasileira. O Sinaenco participou e foi citado em reportagens dos principais veículos de comunicação no país, em função dos vários alertas sobre os problemas […]

O viaduto que cedeu cerca de dois metros no trecho oeste da Marginal Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, durante a madrugada de 15 de novembro, ganhou manchete na imprensa brasileira.

O Sinaenco participou e foi citado em reportagens dos principais veículos de comunicação no país, em função dos vários alertas sobre os problemas de falta de manutenção das obras de arte urbanas na capital paulista (e em outras cidades do país).

+ Confira os estudos do Prazo de Validade Vencido

Foram veiculadas matérias nas tevês Globo (Jornal Nacional, Jornal da Globo, SPTV , Hora 1, Bom dia São Paulo e Bom Dia Brasil), Record (Domingo Espetacular, Jornal da Record), Band, TV Gazeta, TV Cultura, SBT, Rede TV e Globo News.

O coordenador do Programa Prazo de Validade Vencido (PVV), Gilberto Giuzio, concedeu entrevistas às rádios CBN, Globo e Bandeirantes e entrevistas aos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Agora SP e às revistas Veja, Veja SP e IstoÉ.  Além do Gilberto, o engenheiro Julio Timerman, integrante do grupo que fez o levantamento da situação das pontes e viadutos de São Paulo, e o arquiteto Eduardo Sampaio Nardelli, VP de Arquitetura do Sinaenco/SP, também falaram em nome da entidade.

Há 18 anos, o Sinaenco iniciou um amplo trabalho em várias cidades do Brasil, mostrando que obras viárias, galerias, estádios e inúmeras edificações apresentavam sérios riscos de acidentes, simplesmente por falta de políticas de conservação.

Infelizmente, o problema é nacional e perpassa diversas administrações, como mostram os estudos do PVV realizados ao longo dos últimos anos. Um dos episódios mais marcantes foi o desmoronamento de parte da arquibancada do Estádio Fonte Nova, em Salvador, no ano de 2007. A estrutura havia sido avaliada como de alto risco em análise do Sinaenco feita meses antes.

O envolvimento do Sinaenco com a defesa da manutenção permanente das obras de arte urbanas foi destaque em editorial do jornal O Estado de S.Paulo, publicado em 27 de novembro.

No próximo dia 13 de dezembro, o Sinaenco irá apresentar um novo levantamento sobre o estado de conservação da infraestrutura de Salvador, em coletiva de imprensa.

galeria de imagens