Vantagens e benefícios de fazer parte do Sinaenco

Seja em negociações com entidades laborais ou na representação junto ao poder público, o objetivo do Sinaenco é um só: criar um ambiente de negócios propício ao desenvolvimento das empresas de arquitetura e engenharia consultiva.

Confira os resultados do trabalho do Sinaenco
em prol da sua empresa.

 

> ECONOMIA NA FOLHA DE SALÁRIOS

O Sinaenco obteve resultados bastante favoráveis nas negociações coletivas recentes. As convenções de 2019-2020, firmadas até o momento, possibilitaram uma redução média de 41% no aumento do custo anual com mão de obra.

Os percentuais firmados também ficaram abaixo de índices de preço/inflação utilizados para atualização de valores relativos à mão de obra.

> SEGURANÇA JURÍDICA NAS RELAÇÕES
COM EMPREGADOS E CLIENTES

Empresas associadas e filiadas estão devidamente amparadas pelas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) e dissídios negociados pelo Sinaenco, para regular suas relações trabalhistas e contratuais.

Lembrando que com a Reforma Trabalhista a relevância das CCTs ficou ainda maior: cláusulas constantes nas convenções agora se sobrepõem a regras contidas na CLT.

Outro ponto importante: as convenções do Sinaenco são reconhecidas por órgãos de governo, estatais, concessionárias e grandes empresas privadas, que as utilizam como parâmetros (e até mesmo como exigência) em suas contratações.

> ORIENTAÇÃO E SUPORTE PERMANENTES PARA
EVITAR PASSIVOS TRABALHISTAS

No último ano, o Sinaenco realizou cerca de três mil atendimentos, solucionando dúvidas sobre admissões/demissões/promoções, concessão de benefícios, férias, acordos individuais, entre outros assuntos da rotina das empresas.

A orientação é importante, pois garante que as empresas representadas atuem sempre conforme as exigências legais. Isso minimiza – e muito – riscos de questionamentos futuros.

Os atendimentos são individualizados. Para solicitar, ENTRE EM CONTATO conosco.

> DEFESA DOS SEUS INTERESSES EM DISCUSSÕES
SOBRE LEIS E REGRAS GERAIS


Mudanças na legislação sempre afetam os negócios. Por isso, o Sinaenco é a voz da sua empresa junto ao poder público.

Nova Lei de Licitações: a entidade acompanhou de perto a tramitação da proposta (PL 1292/95), participou de audiências com congressistas e propôs inúmeros ajustes. Como resultado, o texto aprovado na Câmara traz avanços no sentido da valorização dos serviços técnicos de engenharia e arquitetura.

Ao longo de 2020, o foco é garantir que a proposta da nova lei de licitações seja aperfeiçoada ainda mais nas discussões no Senado.

> CONTESTAÇÃO DE EDITAIS QUE FEREM
A LEGISLAÇÃO E DESQUALIFICAM OS SERVIÇOS DA SUA EMPRESA

Em 2019, foram abertos 41 novos processos de impugnação de editais. Além desses, há outros 80 em andamento.

Nessas ações, o Sinaenco contesta contratações de serviços de arquitetura e engenharia consultiva por meio de pregão e menor preço, além de exigências exageradas ou que restrinjam a participação do maior número de licitantes.

Os questionamentos feitos pelo Sinaenco sobre a ilegalidade do pregão para contratação de serviços de A&EC já geraram inúmeras decisões favoráveis, além de acórdãos, que confirmam o entendimento do Poder Judiciário de que esses serviços devem ser selecionados por critérios preponderantemente técnicos.

> AÇÕES COLETIVAS COM OPORTUNIDADES
DE RECUPERAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS

O Sinaenco também move ações judiciais nas esferas cível e tributária.


> CAPACITAÇÃO SOBRE BIM
A NOVA FRONTEIRA TECNOLÓGICA DA CONSTRUÇÃO

O Sinaenco é uma das entidades que lideram as discussões sobre a implantação das tecnologias BIM na construção.

Além de participar de grupos de trabalho, o Sindicato realiza ações de qualificação para as empresas atuarem nesse novo cenário. São workshops, palestras e seminários internacionais, com a participação dos principais especialistas do mundo em BIM.

Para 2020, o Sinaenco preparou amplo calendário de atividades, visando qualificar as empresas para as exigências do poder público sobre contratação em BIM, que passam a valer no próximo ano.

 

Veja aqui outras vantagens de ser um
contribuinte do Sinaenco