Campanha negocial 2019-2020

Saiba como estão as negociações no Ceará, Minas Gerais e São Paulo.

As negociações entre o Sinaenco e os sindicatos laborais estão em curso desde 1º de maio.

O Ceará é um dos Estados onde a Campanha Negocial 2019-2020 está mais adiantada. Já foram assinadas Convenções Coletivas de Trabalho para as categorias de técnicos industriais e desenhistas, restando a finalização do processo com os engenheiros.

Em Minas Gerais, a Comissão fechou uma contraproposta que será apresentada às empresas associadas em assembleia em setembro. Se aprovada, a proposta será, então, apresentada aos sindicatos trabalhistas, inaugurando nova fase da campanha.

Em São Paulo, as tratativas se iniciaram com a apresentação da pauta patronal, composta por itens sociais levantados a partir da Sondagem 2019 com as empresas representadas. Na primeira semana de setembro, será promovida assembleia para apreciação das respostas dos sindicatos e deliberação de uma nova proposta patronal. Em seguida, a Comissão Negocial passará à quinta rodada de negociações.

Nos demais Estados as tratativas estão em andamento. Sempre que firmadas, as CCTs são publicadas na seção Convenções Coletivas.