Coronavírus: Sinaenco faz balanço das principais ações em defesa das empresas representadas

Encerradas as primeiras semanas da crise relacionada ao coronavírus no Brasil, o Sinaenco faz um balanço das ações desenvolvidas até aqui e os resultados obtidos. Estamos vivendo um momento desafiador, mas temos a certeza de que juntos conseguiremos superar mais essa a crise, seguir adiante com nossas atividades apoiando esse setor que é – e […]

Encerradas as primeiras semanas da crise relacionada ao coronavírus no Brasil, o Sinaenco faz um balanço das ações desenvolvidas até aqui e os resultados obtidos.

Estamos vivendo um momento desafiador, mas temos a certeza de que juntos conseguiremos superar mais essa a crise, seguir adiante com nossas atividades apoiando esse setor que é – e será ainda mais – fundamental para o retomada do país.

A intenção é, além de falar sobre o que temos feito, informar que estamos abertos a sugestões e propostas para a atuação do Sinaenco nesse momento. Entre em contato conosco pelo sinaenco@sinaenco.com.br

 

>> Confira, a seguir, resumo das principais atividades: 

DEFESA – O Sinaenco encaminhou ofícios com propostas para amenizar o impacto da crise na A&EC, abordando questões econômicas, trabalhistas e tributárias. Os pleitos foram direcionados a autoridades federais, estaduais, municipais, para a Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, para a Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura – FRENLOGI e congressistas e vereadores. VEJA OS PLEITOS ENVIADOS.

PESQUISA – Atendendo a pedido do Ministério da Economia, promovemos duas pesquisas junto às empresas, para entender os impactos da crise no setor. As informações serviram também de base para a consolidação das propostas que foram levadas às autoridades públicas.

ORIENTAÇÃO – O momento requer tomada de decisão rápida. Por isso, nossa equipe Jurídica encontra-se de plantão, para solucionar dúvidas trabalhistas relacionadas à pandemia do Coronavírus. Cerca de 150 atendimentos foram feitos nas duas últimas semanas. Além disso, promovemos quatro conferências virtuais sobre as MPs e outras determinações, com a participação de cerca de 300 pessoas.

REPRESENTAÇÃO NEGOCIAL – Também foram iniciadas tratativas com os sindicatos laborais, com o objetivo de assinar Convenção Coletiva – COVID-19, que traga segurança à alteração dos contratos de trabalho para redução de jornada e de salário, conforme previsto na legislação vigente.

TECNOLOGIA – Estamos com contato com os principais fornecedores de software para a arquitetura e engenharia consultiva, buscando condições específicas para esse momento, em que várias empresas precisaram implementar rapidamente o home office ou convivem com a incerteza em relação à continuidade de contratos.

INFORMAÇÃO – Em comunicados e informes, emitidos quase diariamente, estamos levando esclarecimentos sobre decisões com impactos na rotina das empresas. Além disso, na nossa tradicional Sinopse, você recebe uma seleção das notícias mais importantes do dia.

AÇÃO SOCIAL – Em parceria com a Atados (rede de mobilização de pessoas em torno de causas sociais), estamos apoiando, por meio de divulgação para a nossa base de contatos, o trabalho de três entidades que atuam em comunidades vulneráveis. O objetivo é angariar doações de alimentos e produtos de higiene e limpeza. Veja como fazer uma doação.