Engenharia em Foco – 200 anos de Independência do Brasil

Um evento para registrar os avanços, desafios e perspectivas da Engenharia e tecnologias no período pós-joanino e comemorar o bicentenário da Independência do Brasil.

A Engenharia e seu papel na sociedade brasileira ao longo dos 200 anos da independência do Brasil.

Esse será o tema de um evento com coordenação Instituto de Engenharia em parceria com o Sinaenco, ABCR, Abraciclo, ACSP, ANTP, CCInfra, Crea-SP, Instituto Camargo Corrêa, Simefre/Abifer, Senai, e Sinicesp, para registrar os avanços, desafios e perspectivas da Engenharia e tecnologias em nosso período pós-joanino e comemorar o bicentenário de nossa Independência.

A proposta é compartilhar o registro da construção e desenvolvimento do País e, para tanto, haverá um espaço aberto à visitação e uma área de exposição de trabalhos, história e funcionamento de empresas, escolas e profissionais que colaboraram com o desenvolvimento do Brasil.

Contará com debates, exposição, premiação de trabalhos inéditos de escolas de Engenharia e painéis com fatos que narram a história de nosso País pelo ponto de vista da Engenharia em sua totalidade.

O espaço será dividido da seguinte forma:

1. Passado – expressar casos de lições aprendidas, melhores práticas e sucessos realizados nos mais diversos setores diretos e indiretos da Engenharia no Brasil.

2. Presente – apresentar os desafios e as conquistas associadas às melhores práticas ambientais, sociais e econômicas das engenharias nacionais e o compromisso e a relevância (da engenharia) no desenvolvimento e competitividade nacional.

3. Futuro – o foco contemporâneo na capacitação, pesquisa, desenvolvimento da inovação e tecnologia e uma previsibilidade de novas profissões que se espera para prosseguir com o legado da engenharia nacional.

O evento também contará um pouco da história do próprio Instituto de Engenharia, que ao longo dos seus 105 anos de fundação reuniu e continua reunindo engenheiros brasileiros no mundo e, até hoje, contribui para a formação de novos profissionais com programas que integram tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Para contar essa história e de seus personagens, reunimos um seleto grupo de entidades que sempre contribuíram, cada uma dentro de suas peculiaridades, para que essa história fosse e continue sendo construída.

O evento tem também o apoio de empresas do setor de arquitetura e engenharia consultiva: Cobrape – Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimento, Concremat Engenharia e Tecnologia, JHE Engenharia,  JNS Engenharia, Consultoria e Gerenciamento, Maubertec Engenharia e Projeto, PullinConsult, Sondotécnica Engenharia e TPF Engenharia.

INSCREVA-SE

Data: 5 de setembro
Horário: 9h-19h
Local: Teatro do Sesi (Avenida Paulista, 1313 | São Paulo – SP)
Transmissão on-line
Mais informações e inscrição no site oficial do evento