Estatais e órgãos públicos se movimentam para a adoção das plataformas BIM

Painel do 3º Seminário mostrará como setor público está se estruturando para acelerar o uso das tecnologias de modelagem.

Trilhando o caminho da transformação digital, estatais e órgãos públicos vêm se estruturando para implementar o BIM nas diversas etapas envolvidas na contratação e execução de empreendimentos. O movimento pode ser observado em iniciativas que vão da capacitação de equipes, formação de núcleos específicos, passando pela elaboração de modelos de contratação a projetos-piloto de utilização das tecnologias de modelagem.

Algumas dessas iniciativas ganharão destaque em painel do 3º Seminário Internacional A ERA BIM. Participam o Gerente de Projetos da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Eduardo Tavares, a especialista em aeroportos da Infraero Patrícia Oliveira, uma das responsáveis pelo processo de transformação digital da empresa pública, e o arquiteto Daniel Fernandes, um dos precursores do uso do BIM no Brasil, que falará sobre projeto/processo no Tribunal de Justiça Minas que lançou uma concorrência de projetos considerando o BIM.

Outra participação confirmada é a do Diretor de Investimentos da ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo, Pedro Brito. Na agência paulista, o BIM foi utilizado na maior concessão rodoviária do país, a Piracicaba-Panorama (PIPA), leiloada no início de 2020.

O painel ‘Implementação em BIM’ será transmitido no dia 24 de novembro, terça-feira, às 10h00.


Parâmetros de contratação 

Em outro painel, também relacionado à implantação do BIM no setor público, o foco serão os parâmetros e os modelos para as compras e as contratações públicas com uso das tecnologias.

Esse painel contará com a participação de André Baeta, auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União com atuação na fiscalização e controle de obras públicas, e de Maria Gullo, diretora da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab-SP). A mediação será da consultora em BIM Stefânia Dimitrov.

O painel ‘Contratação de Serviços em BIM’ será transmitido no dia 25 de novembro, quarta-feira, às 12h30.

Inscreva-se AQUI

3º Seminário Internacional: A ERA BIM

A edição tem como pano de fundo o decreto 10.306, de 2 de abril de 2020, que estabelece a obrigatoriedade do uso do BIM na administração pública federal a partir de 2021.

O seminário contará com palestras, mesas-redondas e apresentação de cases sobre inovação no setor de A&EC e sobre empreendimentos públicos e privados desenvolvidos em BIM. Temas como bibliotecas BIM, interoperatividade, e lean construction estarão em destaque nos painéis do seminário.

O evento é de realização do Sinaenco e conta com o patrocínio de Autodesk, Dassault Systemes, Graphisoft, Acca Software, Amanco Wavin, BIM Works e Hilti.