Inovação ganha destaque no Seminário Internacional A ERA BIM

Painel exclusivamente dedicado ao tema traz debate sobre o futuro da construção e fontes de financiamento para saltos de inovação nas empresas.

A adoção do Building Information Modeling (BIM) pelo setor de arquitetura e engenharia consultiva (A&EC) vai muito além de um simples ‘encaixe’ da ferramenta nos processos de trabalho da construção civil. Ele faz parte de uma transformação digital muito maior, que exige não apenas saltos inovadores por parte das empresas, mas uma mudança de pensamento, ou mindset, a respeito de todo o ciclo de vida da construção, bem como de sua gestão e formas de trabalho.

O BIM é uma realidade, e portanto, as empresas devem se concentrar em como fazer a transição da melhor forma possível. Processos integrados e digitalizados são fundamentais, uma vez que elementos não automatizados e topografias tradicionais não têm sinergia com o BIM e podem inclusive se tornar obstáculos à sua implementação. Também podem dificultar a abertura do processo a clientes e parceiros, que numa dinâmica mais colaborativa, devem estar em certa medida mais incluídos nos projetos desenvolvidos pelas empresas.

“As empresas do setor de A&EC devem enfrentar desafios para realizarem uma jornada de transformação digital junto ao setor”, aponta Rogério Moreira, supervisor de Projetos e Tecnologia no Instituto SENAI de Tecnologia em Construção Civil. “A estruturação de novos processos de elaboração e gestão das informações aplicadas aos seus produtos e serviços, o aperfeiçoamento e capacitação dos profissionais no mercado atual e a formação de novas equipes são alguns deles”.

É com esse futuro em pauta que o painel ‘Inovação na Arquitetura e Engenharia Consultiva’ do 3º Seminário Internacional: A ERA BIM foi criado. Tendo como moderador o próprio Rogério Moreira, a ideia é discutir os desafios e potencialidades do mercado, a partir de novas tecnologias para a construção civil e dos investimentos necessários para implementá-las junto ao setor, transformando seus processos.

O painel traz ainda Andrea Leal, analista sênior da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, empresa pública de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas. Também participam André Medina, líder de inovação na Vetor AG (programa de inovação aberta da Andrade Gutierrez), e Fabiana Rorato, Gerente do Departamento de Prospecção Tecnológica e PI da Sabesp.

“As empresas e instituições participantes do painel estão entre os principais atores com aplicação das tecnologias em suas operações e impulsionadores de investimentos, apoio e incentivos para desenvolvimentos de inovações ao setor”, afirma Moreira. “Eles nos brindarão com as tendências de novas aplicações no setor, os desafios, soluções e os meios pelos quais têm sido realizada as aplicações de inovações em suas áreas de atuação”, conclui.

No seminário ainda serão abordados outros temas, como bibliotecas BIM, interoperabilidade e lean construction, numa dinâmica de atividades que incluem palestras, mesas-redondas e apresentação de cases sobre inovação no setor de A&EC e sobre empreendimentos públicos e privados desenvolvidos em BIM. Serão mais de 30 especialistas no modelo, nacionais e internacionais.

Confira a programação completa e inscreva-se AQUI

Foto: Shutterstock