Panorama das negociações da campanha 2023-2024

Confira, a seguir, resumo sobre as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) firmadas até o momento e as categoriais profissionais abrangidas.

Clique no Estado para detalhes sobre as cláusulas e condições acordadas entre o Sinaenco e os sindicatos laborais nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) da data-base de 1º de maio de 2023.

>>> CENTRO-OESTE

Distrito Federal: foram assinadas convenções com o Sindicato dos Engenheiros (SENGE), Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio (SINTEC). Ainda em negociação com o Sindicato dos Arquitetos (SINARQ).

Goiás: foi celebrada CCT com o sindicato que representa os engenheiros no Estado.


>>> NORDESTE

Bahia: firmada convenção com o Sindicato dos Empregados de Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (SINDPEC).

Ceará: foram celebradas CCTs com SENGE (Sindicato dos Engenheiros), SINTEC (Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio) e SEDTTEC (Sindicato dos Desenhistas e Projetistas).

Pernambuco: assinada convenção com o SINTAP (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento).


>>> NORTE

Pará: firmada CCT com SENGE (Sindicato dos Engenheiros). Negociações em curso com o SINTRAPAV (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins).


>>> SUL

Paraná: no Estado, o Sinaenco celebrou convenções coletivas com o SENGE, o SINDASP (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e Prestadoras de Serviços) e a Federação dos Trabalhadores em Empresas Enquadradas no Terceiro Grupo Comércio e Empregados em Empresas Prestadoras de Serviços.

Santa Catarina: CCTs foram firmadas com os sindicatos dos engenheiros e dos técnicos de nível médio.

Rio Grande do Sul: negociações concluídas, com a assinatura de CCTs com o Sindicato dos Engenheiros e com o Sindicato dos Desenhistas.


>>> SUDESTE

Espírito Santo: negociações em curso com o Sindicato dos Engenheiros e o Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio.

Minas Gerais: convenções firmadas com as seguintes entidades laborais: SENGE (Sindicato dos Engenheiros), Sindicato dos Arquitetos, Sindicato dos Técnicos Industriais, Sindicato dos Desenhistas, Sindicato dos Administradores (SAEMG), Sindicato dos Geólogos (SINGEO), Sindicato dos Técnicos Segurança (SINTEST).

Rio de Janeiro: firmadas CCTs com o SENGE (Sindicato dos Engenheiros), o SARJ (Sindicato dos Arquitetos) e o SINTEC (Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio).

São Paulo: foram assinadas convenções com os sindicatos que representam as seguintes categorias profissionais: arquitetos, engenheiros, químicos, tecnólogos, técnicos de segurança do trabalho, condutores de cargas próprias, desenhistas (capital). Além disso, foram firmadas CCTs com os SEAACs, que representam pessoal administrativo, das regiões: capital, São José dos Campos, Bauru, Jundiaí, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.