Portal irá apoiar gestores públicos e privados na implantação de projetos de saneamento

Boletim do Saneamento é resultado de parceria entre Sinaenco, ABCE e Apecs. Ferramenta foi lançada oficialmente em 6 de outubro.

O Sinaenco, a ABCE (Associação Brasileira de Consultores de Engenharia) e a Apecs (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente) promoveram, em 6 de outubro, o lançamento do Boletim do Saneamento.

O portal eletrônico tem por objetivo apoiar, colaborar e incentivar a implantação do novo Marco do Saneamento, por meio da publicação e divulgação de informações de fontes confiáveis e dados seguros.

Eduardo Salgado Viegas, presidente nacional do Sinaenco, explicou que a ideia de criação do portal surgiu com a aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento: “Sentimos a necessidade de ter uma ferramenta para explicar aos diversos gestores, principalmente no âmbito municipal – o Brasil tem mais de 5 mil municípios –, que precisam conhecer um pouco do passo a passo do marco legal. É uma ferramenta que certamente vai contribuir para o desenvolvimento do nosso setor”, afirmou.

Segundo o engenheiro Ricardo Lazzari Mendes, presidente da Apecs, há uma grande demanda por informações técnicas, principalmente nos municípios mais distantes dos grandes centros. “O Boletim tem como diretriz ser uma ferramenta ágil, de fácil leitura, acessível ao leigo”, detalhou. Uma das principais abordagens é decodificar a linguagem técnica. “Temos muitos desafios pela frente: um trabalho de divulgação, aumento de conteúdo e atualização”.

Representando a ABCE, o engenheiro Russell Rudolf Ludwing ressaltou a importância da parceria entre as entidades da engenharia consultiva: “Precisamos unir esforços. Nesse momento de transformação, é preciso valorizar as bandeiras das entidades por uma melhor contratação dos serviços e pela valorização da engenharia consultiva”.

O coquetel de lançamento contou com a presença de dirigentes das três entidades mantenedoras, do presidente da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) DN, Alceu Guérios Bittecourt, do presidente da Fabhat (Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê), Hélio Cesar Suleiman. A Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento) foi representada pelo secretário executivo, Sérgio Gonçalves, e a Abcon Sindicon (Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) pelo vice-presidente Giuliano Dragone. O coordenador do CIRS, José Valverde Filho, foi o representante da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. O engenheiro Elzio Mistrelo, diretor administrativo e financeiro da Apecs, fez a apresentação do Boletim do Saneamento como um dos seus coordenadores.

O Boletim

O foco do Boletim do Saneamento é a divulgação de conhecimento especializado, para apoiar a tomada de decisão de gestores públicos e privados sobre planejamento, implantação e operação dos sistemas de água e esgoto. A nova ferramenta conta com a colaboração de especialistas em engenharia, saneamento e meio ambiente.