O presidente nacional do Sinaenco, Russell Rudolf Ludwig, esteve em Brasília em 18 de junho, participando de conferências com diretores das empresas públicas federais INFRA S.A. e Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Na INFRA S.A., Russell conversou com o diretor-presidente Jorge Bastos e com a diretora de Administração e Finanças, Elizabeth Braga. A INFRA S.A. é empresa de prestação de serviços de planejamento, estruturação de projetos, engenharia e inovação, estando vinculada ao Ministério dos Transportes.
A reunião na Codevasf envolveu o Diretor de Desenvolvimento e Infraestrutura, Henrique de Assis Coutinho Bernardes, o Secretário Executivo, Frederico Araujo Rodrigues e a Assessora Jurídica da Diretoria Marcia Benvenutti. Ligada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a companhia é responsável por negócios nas áreas de segurança hídrica, irrigação e economia sustentável.
Nos encontros, os representantes das empresas estatais apresentaram de forma resumida o plano de investimento para os próximos anos, incluindo oportunidades de negócios para as empresas do setor. Da parte do Sinaenco, o assunto principal foi a importância da contratação dos serviços de AEC pela modalidade Técnica e Preço, em vez de Menor Preço, evitando assim, descontos excessivos que trazem riscos para o êxito da contratação, como atraso na execução dos investimentos e na entrega dos equipamentos à população. Foi entregue o documento Opinião Legal, elaborado pelo escritório de advocacia Justen, Pereira, Oliveira & Talamini, sobre a aplicação de regras da Lei 14.133 sobre serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual às empresas estatais, mesmo que regidas pela Lei 13.303.
Também participaram das reuniões representando o Sinaenco o presidente e o VP da regional Distrito Federal, Eduardo Stahlhoefer e Fábio Nodari, além do assessor do Sindicato, Antonio Trindade.